CEJUSC Norte e Procon alinham tratativas sobre instalação do Núcleo de Atendimento ao Consumidor

cejuscnorteproconcunidos_1.jpg

O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Zona Norte de Macapá (CEJUSC), juiz Marconi Pimenta, recebeu a visita do diretor presidente do Procon Amapá, Luiz Pingarilho, acompanhado dos assessores jurídicos Márcia Andrade e Alcimar Moreira. Realizado na sexta-feira (19), o encontro objetivou estreitar as relações entre os órgãos visando dar continuidade à parceria na criação do Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado ou Superendividado (NACES), que será oficializado em evento de lançamento na próxima quinta-feira (25).

Durante o encontro, o Coordenador do CEJUSC pontuou a importância da Lei 14.181/2021, que trata dos direitos do consumidor superendividado, e a significância da implementação do NACES no estado do Amapá. O magistrado ressalta que com a nova lei surge a possibilidade de amparar inúmeros consumidores endividados.

 

“Muitos deles são funcionários públicos e que perderam o controle até mesmo dos seus salários. O Procon propôs uma parceria para trabalharmos esses conflitos extrajudicialmente e o CEJUSC Norte levará ao Tribunal de Justiça, por meio do presidente, Desembargador Rommel e ao coordenador do NUPEMEC, Desembargador João Lages essa demanda”, relatou o juiz Marconi Pimenta.

 

Ele destaca ainda que o certo é que trabalhando o conflito é possível resolvê-lo com métodos consensuais. "Para tanto será necessário a utilização de boas técnicas para alcançarmos os resultados pretendidos pela lei e pelos consumidores superendividados”, complementou o magistrado. 

 

O Núcleo buscará a mediação dos conflitos entre os consumidores que se encontram em situação de superendividamento e a empresa, como forma de amenizar o impacto no mínimo existencial e proporcionar melhorias na economia.

 

“Nos últimos anos tivemos o maior índice de famílias brasileiras que se encontram no registro de dívidas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), desde 2010, pontuando 72,9% em agosto desse ano”, disse Luiz Pingarilho. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC).

 

- Macapá, 22 de novembro de 2021 - 

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD