O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Círculos de comunicação em equipe e gratidão integram programação da Semana da Justiça Restaurativa do Amapá

CIRCULOSEMANJRJMCPESTN_6.jpgDurante toda a Semana da Justiça Restaurativa no Amapá, o Núcleo de Justiça Restaurativa do TJAP (Nujur) realizou círculos de comunicação em equipe no Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e chefes de secretaria da Comarca de Santana, e círculos de gratidão no Juizado Cível e Criminal da Comarca de Santana e no Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas de Macapá. A metodologia busca promover um diálogo aberto entre os participantes, cada reunião com suas características e temática próprias.   

 

CIRCULOSEMANJRJMCPESTN_1.jpgSegundo a servidora Neide Santos, que integra o Nujur, “o objetivo era gerar uma reflexão sobre como se comunicam, interagem e estimulam suas equipes, além de apresentar a eles essa vivência para que possamos em 2022 desenvolver com o Degesp círculos também com esses servidores para estimular senso de pertencimento, espírito de equipe, conexão de grupo, apoio e cooperação”, registrou.

 

“Após essa vivência falamos dessa possibilidade e os chefes aderiram à ideia de levar seus liderados para encontros em círculos com essa intenção, para todos se conhecerem melhor e fortalecer a cooperação em grupo”, complementou a servidora.

 

CIRCULOSEMANJRJMCPESTN_2.jpgJá no Juizado da Infância de Macapá e no Juizado Cível e Criminal de Santana, o Nujur promoveu círculos da gratidão. “Nele, a equipe tira um tempo para falar, ouvir e refletir em grupo que, mesmo diante de tudo o que passamos, ainda temos motivos para agradecer, para continuar firmes em nossa caminhada”, detalhou.

 

“A pandemia gerou um adoecimento em muitas pessoas da equipe e o encontro foi uma oportunidade para os gestores saberem mais sobre a história um do outro e celebrar o que superamos e agradecer o que construímos em 2021”, complementou Neide Santos.

 

A titular do Juizado Cível e Criminal de Santana, juíza Carline Nunes, registrou que “hoje fizemos um círculo de gratidão, por chegar ao final de mais um ano e relembrar os momentos bons que tivemos em 2021 – foi um momento maravilhoso para agradecer e confraternizar, sempre com esperança de um 2022 ainda melhor”.

 

CIRCULOSEMANJRJMCPESTN_4.jpgA titular do Juizado da Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas de Macapá, juíza Laura Costeira, relata que a unidade quis participar de alguma forma da semana restaurativa e a sugestão foi realizar este círculo. “Foi muito importante, pois o sentimento de todos era exatamente de gratidão: pela saúde nesses períodos de pandemia, pelo retorno ao trabalho, pela família. Enfim, foi uma alegria participar”, concluiu a magistrada.

 

CIRCULOSEMANJRJMCPESTN_5.jpgA diretora do Degesp, servidora Kátia Milena, relatou que já conhecia a justiça restaurativa e havia participado de alguns encontros no passado. “O encontro que tivemos sobre comunicação atuou para melhorar nossas relações, diálogos e promover uma comunicação qualificada, apresentando um valor aos princípios da pessoa”, observou. “Como o próprio nome diz, a justiça restaurativa está lá para restaurar as relações que podem ter sido rompidas e desalinhadas, mas sempre com foco no institucional”, acrescentou a gestora.

 

Milena disse que os círculos ajudam os participantes a se conhecerem melhor e olhar para o outro de maneira empática, colocando cada um no lugar do outro para que saia mais reflexivo e que se tenha um ambiente de trabalho mais positivo e mais calmo. “Cada um fala de suas necessidades, angústias, medos, expectativas e fantasmas que criamos. Para mim é um ganho de conhecimento, um crescimento diário”, complementou.

 

“No círculo é interessante que nos olhamos nos olhos, falamos de nossas vidas, nos arrependemos e pedimos desculpas”, comentou a diretora do Degesp, ao que acrescentou “é um momento que todos nós devemos ter, parar um pouco e conversar com a equipe, para desmistificar algumas arestas que ficam no meio do caminho e para que voltemos a nos comunicar melhor, nos respeitarmos, as diferenças, os valores dos outros”.

 

 

 


- Macapá, 19 de novembro de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Aloísio Menescal

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD