Escritório Social do Amapá recebe visita de comitiva do CNJ para observação dos atendimentos e diálogo com equipes e parceiros
O Escritório Social do Amapá recebe, nos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira) de novembro, a visita técnica de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). A visita é realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.
A visita tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos serviços por meio de diálogo com equipes, parceiros e público atendido em uma observação que totalizará até 12 horas de atividades. Ao final, será produzido um relatório técnico contendo os principais pontos levantados nos instrumentos de monitoramento para gerar aprendizado organizacional e permitir o aprimoramento do serviço.
Segundo Felipe Athayde Lins de Melo, coordenador técnico de Políticas de Cidadania do CNJ e Coordenador Nacional do Escritório Social, a visita à unidade do Amapá integra uma missão que perpassa por todos os 26 equipamentos (distribuídos em 18 localidades) dessa natureza em funcionamento no Brasil. “Com a flexibilização das regras de restrição sanitária, iniciamos esta série de visitas técnicas que nos possibilitarão observar e entender como está sendo o funcionamento de cada unidade no sentido de apoiar as equipes locais para que se possa, de fato, construir uma rede de escritórios sociais em âmbito nacional”, explicou, ao que acrescentou “a ideia é que tal rede possua diretrizes nacionais, mas com respeito às características locais”.
“Vamos conversar não só com a equipe e usuários, mas também com a rede de instituições parceiras, pois o Escritório Social não pode ser um serviço isolado, mas sim fazer parte de uma rede ampla na perspectiva de complementaridade na garantia da promoção dos direitos de cidadania dos egressos do sistema prisional”, complementou.
Natália Ribeiro, assessora técnica que integra a comitiva do CNJ, explica que a visita mal começou, mas que é fundamental para verificar a estrutura e subsidiar o relatório final. “Este é apenas o terceiro dos 26 Escritórios Sociais em nossa missão e daqui vamos para Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, ainda em 2021”, complementou.
A gerente do Escritório Social do Amapá, Anne Sanches, garante que este primeiro momento tem sido muito gratificante, com contribuições importantes para melhorar os serviços da unidade local. “Ainda no dia de hoje (18) será realizado um acompanhamento técnico com a gerência, em seguida, ainda pela manhã, com a equipe técnica multidisciplinar e à tarde faremos uma visita ao IAPEN para tratar da metodologia de mobilização da pessoa pré-egressa”, explicou.
“Amanhã (19) pela manhã, será feito um trabalho de observação dos atendimentos singularizados e logo mais, à tarde, será realizada uma avaliação geral de todas as atividades desenvolvidas e acompanhadas”, concluiu a gerente do Escritório Social do Amapá, Anne Sanches.
- Macapá, 18 de novembro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 18 Novembro 2021 13:52