Programa Academia de Líderes do TJAP será lançado com Palestra Magna do juiz federal Carlos Henrique Haddad
Como resultado direto do Programa de Gestão por Competências e com a finalidade de aprimorar gestores do Poder Judiciário do Amapá, o Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e a Escola Judicial do Amapá (EJAP), promovem, no próximo dia 18 de novembro, às 09 horas, a palestra Liderança para Resultados, que abrirá o Programa de Desenvolvimento Academia de Líderes. Ministrada pelo juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad (TRF- 1ª Região), a palestra é o primeiro momento de um treinamento do Programa Academia de Líderes – na ocasião o Degesp apresentará os detalhes do treinamento.
A palestra será realizada no Plenário do TJAP (Rua General Rondon, 1295 - Centro) e contará com transmissão ao vivo pelo Canal do TJAP no YouTube.
O programa Academia de Líderes foi desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Pessoas - DEGESP e com apoio da Escola Judicial do Amapá - EJAP, do TJAP, para preparar o servidor a atuar como líder estratégico e operacional, fomentando a troca de experiências entre servidores e gestores/líderes que participarão das ações de capacitação. Sempre que possível, a iniciativa concentrará seus esforços em atividades práticas e entrega de produtos institucionalmente importantes ao alcance dos objetivos organizacionais.
O curso Desenvolvimento de Líderes Estratégicos é voltado para servidores que buscam desenvolver competências comportamentais e técnicas importantes no exercício de diversas funções de liderança no Tribunal. Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas.
De acordo com o servidor Alessandro Domont, coordenador do programa de Gestão por Competências no Degesp, a Academia de Líderes é um programa de desenvolvimento de lideranças focada nos gestores que hoje ocupam cargos e funções do TJAP. “Durante o ano de 2019 foi feita a primeira Avaliação de Competências e uma das lacunas verificadas foi de competências de liderança, então o Degesp, juntamente com a alta liderança do TJAP, idealizou a Academia de Líderes, que é um conjunto de cursos e eventos que vai ajudar a desenvolver sua liderança”, detalhou o servidor.
“A cada ciclo devemos identificar os principais gaps (lacunas) para que sejam produzidos treinamentos direcionados”, explicou Alessandro Domont, ao que acrescentou “esse curso Academia de Líderes, com aproximadamente 12 módulos, esperamos já poder medir o desenvolvimento desses participantes em suas capacidades de liderança”.
Segundo a servidora Ângela Martins, da Ejap, após cinco anos da emissão da Resolução 240 do Conselho Nacional de Justiça, por meio da qual estimulou a gestão por competência, o Degesp finalizou o ciclo que oportunizou a Academia de Líderes por meio da Escola Judicial. “Já estamos divulgando e trabalhando mídias sociais do lançamento, que tem na programação uma fala do presidente do TJAP, a apresentação detalhada da iniciativa pela Ejap e Degesp, além da palestra magna com o juiz Carlos Henrique Haddad”, registrou.
“Os módulos têm finalização prevista para meados de maio de 2022 e o curso terá mais de 100 horas/aula – essa será a primeira turma de líderes capacitada”, detalhou Ângela, ao que acrescentou “estamos trabalhando muito para garantir que tanto o lançamento como toda a capacitação sejam um sucesso e com isso venham novas capacitações, sempre proporcionando o desenvolvimento de nossos líderes com base nas lacunas detectadas”.
Currículo do Palestrante
O juiz Carlos Henrique Borlido Haddad possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1995), além de mestrado (1998) e doutorado (2001) em Ciências Penais pela mesma Universidade. Tem pós-doutorado pela Universidade de Michigan (2014) e atualmente é Juiz Federal – Justiça Federal Seção Judiciária de Minas Gerais – e Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFMG, onde também atua como Coordenador da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoa.
Sua área de estudos concentra-se no Direito e Processo Penal. Tem experiência na área de Administração da Justiça, além de atuar na Formação de Juízes, certificado pela École Nationale de La Magistrature, França.
- Macapá, 10 de novembro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 10 Novembro 2021 07:32