O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Programa Justiça 4.0 é tema de painel da Justiça do Amapá no Webinário XIII Encontro Anual do Planejamento Estratégico do TJSE

painelpresidenteejuizbianquiniii_1.jpg

Discutir os avanços da tecnologia na Justiça e o seu acesso à população foram tópicos debatidos, na manhã desta segunda-feira (08), pelo desembargador-presidente Rommel Araújo e pelo juiz auxiliar da Presidência Nilton Bianquini Filho, que participaram como painelistas do Webinário XIII Encontro Anual do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). De forma virtual, estiveram reunidos magistrados, servidores e gestores que explanaram sobre o cumprimento de metas nacionais e locais, traçando o futuro do Judiciário nacional. (Clique aqui para assistir o evento)

Com o tema “Painel Justiça 4.0, Oportunidades e Desafios”, os magistrados amapaenses falaram sobre a realidade local, as dificuldades de acesso da Justiça com as comunidades que residem em localidades mais distantes e como ocorre o planejamento e criação de estratégicas para atender as demandas dessa população. 

Para o desembargador Rommel Araújo, é importante promover o acesso à Justiça por meio do uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias e inteligência artificial. “Esta iniciativa, de Justiça Digital, propicia um diálogo entre o real e o digital para o incremento da governança, da transparência e da eficiência do Poder Judiciário”, defendeu.

“A cultura do Planejamento Estratégico aplicado há anos no TJSE é motivo de aplausos em todo o Poder Judiciário nacional, e por isso me sinto honrado por essa oportunidade de trazer um pedaço da nossa Amazônia para essa discussão”, pontuou o desembargador-presidente. 

“A nossa Justiça completou 30 anos atendendo 16 municípios, e encontramos, sim, dificuldade de acesso/locomoção entre Capital e municípios dos interior, mas conseguimos dentro do possível trazer a comunidade para perto de nós”, enfatizou o desembargador.

“A migração para um sistema único como o PJE, a integração entre os Tribunais do Brasil e a implementação do Balcão Virtual já são uma realidade. E por meio do Programa Justiça 4.0 do CNJ, podemos levar essa tecnologia para lugares de mais dificuldade e difícil acesso, por exemplo nas comunidades indígenas no município de Oaipoque ou para os ribeirinhos do Arquipélago do Bailque, que tanto precisam dos nossos trabalhos”, explicou. 

O evento conduzido pelo TJSE representa um momento de revisão da execução do planejamento estratégico do Judiciário sergipano e objetiva intensificar a busca por inovações bem como o aperfeiçoamento da governança e da gestão para o novo ciclo 2021-2026.

 

- Macapá, 08 de novembro de 2021 -

 Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

 

 

 

 

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD