Comarca de Mazagão retoma júris populares com nove sessões pautadas para novembro
A Vara Única da Comarca de Mazagão realizou sua primeira sessão plenária de júri popular, sob a titularidade do juiz Luiz Carlos Kopes Brandão, na manhã desta quinta-feira (04). Empossado em agosto de 2021, o magistrado terá para o mês de novembro a realização de nove sessões de julgamento de crimes dolosos contra a vida – competência do Tribunal do Júri.
Para efetivar a retomada dos julgamentos presenciais, a unidade passou por uma série de adaptações em seu ambiente físico que buscam garantir a biossegurança de todos os atores processuais.
Sobre o caso julgado
Conforme narra a denúncia do processo, em 19 de maio de 2018 o réu, portando arma branca, tentou matar três pessoas, e os homicídios não foram consumados devido a circunstâncias alheias à sua vontade.
Segundo a acusação, as vítimas estavam sentadas em sua residência quando o réu chegou e começou a ofender e ameaçá-los com uma chave de fenda. Uma das vítimas tentou desarmá-lo e acabou ferindo a mão do réu, que fugiu do local. Instantes depois, o réu voltou ao local para agredir as vítimas, e conseguiu atingir cabeça de uma delas com uso do terçado, momento que houve intervenção de outra vítima, impedindo a morte da primeira.
O Júri acatou as teses do Ministério Público e da defesa de que: a) não houve intenção de matar em relação à primeira vítima, o que gerou a desclassificação para lesão corporal e a extinção do processo por ter a vítima dito que não queria representar contra o réu; e b) de que não houve crime praticado contra as demais vítimas.
- Macapá, 04 de novembro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 04 Novembro 2021 13:32