O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Tribunal do Júri da Comarca de Macapá conclui pauta de outubro e já programa ação intensa para novembro

juripopularjuizalivia27outubro_1.JPGA Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá encerrou, nesta quarta-feira (27), sua pauta de julgamentos presenciais para o mês de outubro. Com um saldo positivo de sessões realizadas, a unidade se prepara para concentrar julgamentos com 14 júris agendados para o mês de novembro. “Das quatro sessões que pautamos esse mês, conseguimos realizar três com muito êxito, a única que foi preciso redesignar já está agendada para acontecer em breve”, explicou a juíza Lívia Cardoso, titular da unidade.

juripopularjuizalivia27outubro_6.JPGA magistrado disse ainda que “esperamos que novembro seja tão proveitoso como outubro. Esse seria o Mês Nacional do Júri e, mesmo não acontecendo pelo CNJ, vamos dar celeridade ao julgamento de réus presos e concentrar esforços para que tudo ocorra com excelência”, acrescentou.

A magistrada comemorou ainda que, desde que os julgamentos presenciais retornaram, não houve um caso sequer de contaminação pela covid-19 na unidade. “A equipe incorporou o protocolo de cuidados sanitários – álcool em gel, divisórias, distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara – do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e recorremos à tecnologia para ouvir réus presos e testemunhas. Tudo isso colaborou para que os julgamentos acontecessem da forma mais segura possível”, relatou.

A tecnologia tornou possível que, mesmo com os entraves da covid-19, o Tribunal do Júri tradicionalmente realizado de forma presencial não perdesse sua importância e excelência. “Conseguimos realizar um julgamento com um réu que se encontra em outro estado e alguns anos atrás isso não seria possível. Graças à tecnologia podemos alavancar o júri para outro nível e manter a celeridade da prestação jurisdicional”, disse a juíza Lívia Cardoso.

juripopularjuizalivia27outubro_4.JPGA Promotora de Justiça do MP-AP Klisiomar Lopes Dias conta que, mesmo com essa nova roupagem de realização do júri, o empenho permanece o mesmo. “Para o mês de Novembro foram pautados muitos júris e vamos contar com a colaboração de mais colegas do MP para que nosso compromisso com a Justiça esteja ainda mais forte”, disse.

- Macapá, 27 de outubro de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Clarice Dantas
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD