O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Secretaria de Saúde do Estado iniciam contato para futura cooperação

vepmasesareuniao_1.JPGO titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá (Vepma), juiz Eduardo Navarro, recebeu, na manhã de terça-feira (26), comitiva da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), liderada pelo titular da pasta, secretário Ruan Mendes. O objetivo da visita é o estreitamento de relações com a finalidade de estabelecimento, em breve, de um termo de cooperação que possibilite que o benefício de ambos os lados, com a recepção de apenados em penas restritivas de direitos na prestação de serviços comunitários de um lado e de outro o financiamento de projetos por meio de recursos oriundos de penas pecuniárias.

O juiz Navarro ressaltou que a característica perene do funcionamento das estruturas de saúde, funcionando tanto durante a semana quanto nos finais de semana, pode ser muito benéfica aos apenados. “Algumas das pessoas que temos para oferecer nos serviços comunitários só têm os finais de semana para cumprir com as horas da sentença, e as estruturas de saúde, como postos e hospitais, que devem também carecer de pessoal nesses dias, podem se tornar uma oportunidade”, ponderou.

O magistrado acrescentou que “algumas pessoas cumprindo penas alternativas muitas vezes têm qualificações diversas e são triadas conforme suas capacidades e as necessidades de cada parceiro, e já tivemos desde médicos e advogados a contadores – são pessoas que cometeram delitos leves, com pena em regime aberto que foi substituída por pena pecuniária ou trabalho comunitário”. 

“Uma vez fomos ajudados por dois contadores que cumpriam pena alternativa e foram muito úteis aqui na unidade”, relatou o juiz Navarro.

O secretário Ruan Mendes registrou que a parceria pode ajudar a fortalecer este elo entre a pasta e a Justiça, “uma instituição ajudando a outra a cumprir sua missão”.

- Macapá, 26 de outubro de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD