Conciliação é a alternativa rápida de resolução de conflitos e dá satisfação às partes
“A conciliação é uma forma, rápida e eficaz, de duas pessoas chegarem ao fim de um conflito, satisfeitas, que não seja por meio de um processo judicial, onde as pessoas se veem como inimigas”. (VISUALIZAR FOTOS)
Foi como justificou o titular do Juizado Especial Sul de Macapá, juiz Naif José Maués Naif Daibes, ao destacar a cultura de paz disseminada pelo Judiciário brasileiro, e tão fortemente abraçada pela Justiça do Amapá, quanto à aplicação dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, a partir do enfoque conciliatório entre as partes.
Situações conflituosas podem ser resolvidas pela livre cooperação das partes. Para o magistrado, a difusão da cultura da conciliação, que no Amapá se tornou uma ação permanente e exitosa, já desperta o interesse da população a cultura do diálogo. Por envolver, em muitos casos, pessoas próximas, o juiz garante que "a conversa ainda é a melhor solução”.
É com base nessa expectativa que o Juizado Sul já prepara a pauta das audiências que irão acontecer na II Semana Estadual da Conciliação, entre os dias 23 a 28 de setembro. Até o momento, já estão agendadas cerca de duzentas audiências de conciliação. De acordo com Jeritza Braga Rocha Lopes, chefe da secretaria do Juizado, esses números são parciais, todos os dias chegam novas reclamações.
E, para lembrar as partes do compromisso, o Juizado já começou a enviar as cartas convites aos endereços onde moram. O lembrete e o alerta ficam sempre no sentido da importância do comparecimento ao evento. Se o autor da reclamação não comparecer à audiência no dia designado, o auto é arquivado. Por outro lado, se o não comparecimento for da parte requerida, o processo corre à revelia, assumindo como verdadeiros os fatos.
Macapá, 05 de setembro de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Setembro 2013 03:00