Núcleo Socioambiental do TJAP dará início a estudos de execução do projeto Cooperativa Baixada Pará
Nos dias 19 e 20/10, o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) integrou a comitiva do Sebrae-AP e Promotoria de Ambiente do Ministério Público do Amapá para uma visita técnica ao Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em Cuiabá, capital do Mato Grosso. O objetivo foi conhecer práticas e ações já consolidadas no Estado que servirão de referência para as instituições participantes e implantação do projeto de reciclagem na comunidade da Baixada Pará (área de ressaca).
De acordo com o gestor do Núcleo Socioambiental do TJAP, Luiz Felipe Zampa, as visitas realizadas possibilitaram uma troca de conhecimentos que será útil para a construção de uma identidade coletiva para a futura Cooperativa de Reciclagem da Baixada Pará. “O Centro Sebrae de Sustentabilidade é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae neste tema e este foi um momento de gerar e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade que representam oportunidade e inovação”, garantiu.
“Acreditamos no processo de educação ambiental, por meio de oficinas de reciclagem, conscientização do descarte inadequado e o incentivo ao empreendedorismo pelo reaproveitamento dos resíduos para transformá-los em objetos e material de consumo”, defendeu Zampa.
Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Assembleia Legislativa do Amapá e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP) também fizeram parte da comitiva recebida pelo superintendente do SEBRAE-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, e pela gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Helen Camargo.
Sobre a Cooperativa de Reciclagem da Baixada Pará
A cooperativa é o resultado da iniciativa dos participantes das Oficinas de Reciclagem oferecidas durante o projeto Colorindo o Futuro, do Ministério Público do Amapá (MP-AP) por meio da Promotoria de Meio Ambiente.
Nas visitas na comunidade com moradores, chamou a atenção a quantidade de caroços de açaí despejados nas vias e áreas alagadas e chegou-se à conclusão de que este resíduo poderia ser o objeto de reciclagem, levando em consideração o volume, a inovação do produto, a necessidade e a aceitação do mercado.
- Macapá, 22 de outubro de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 22 Outubro 2021 12:33