O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Acadêmicos do Curso de Direito participam de palestras sobre a Organização do Poder Judiciário

0palestradescarmo 6Acadêmicos do curso de Direito das instituições Estácio SEAMA, CEAP e UNIFAP estiveram na sede da Justiça do Amapá, onde participaram de uma palestra sobre a Organização do Poder Judiciário, ministrada pelo Desembargador Carmo Antônio de Souza. (VISUALIZAR FOTOS)

 0palestradescarmo 24Durante a palestra, o Magistrado explanou aos estudantes temas como: o que é o Poder Judiciário, como ele é composto e qual o seu funcionamento dentro da estrutura dos Poderes. O Desembargador explicou ainda aos acadêmicos sobre a carreira profissional tanto de servidores quanto de magistrados. “Para quem um dia decidir fazer parte da magistratura as portas estão abertas por intermédio de concursos, tanto para juízes quanto para servidores. E lembrando que durante a vida acadêmica eles podem atuar no Judiciário por meio de estágio, onde o ingresso ocorre também através de concurso púbico”.

0palestradescarmo 35Ao final da palestra, os estudantes conheceram os Gabinetes, Departamentos e Assessorias do Tribunal. Na oportunidade, os acadêmicos conversaram com Magistrados e servidores para entender um pouco mais sobre as atividades do Judiciário Amapaense.

0palestradescarmo 2A acadêmica do 5º semestre de Direito da faculdade Estácio SEAMA, Jaynne David da Fonseca, disse que a vinda ao TJAP foi totalmente enriquecedora. “A palestra me proporcionou mais conhecimento. Pude tirar as minhas dúvidas, e conhecer o Tribunal de Justiça foi bom e esclarecedor, visto que visitamos o espaço e aprendemos como funcionam as atividades, os recursos, a Câmara Única, a as suas Secções”. 

0palestradescarmo 47Além do cumprimento de tarefas curriculares do curso de Direito, a vista dos acadêmicos contribui para a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já alcançada pela Justiça do Amapá, que propõe a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. No Tribunal de Justiça, desde 2011, foi implantado a o programa Visibilidade e Transparência, que tem exatamente esse objetivo de aproximar a população ao Judiciário.

-Macapá, 30 de agosto de 2013-

Texto: Hugo Reis

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD