O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Centro de Memória do TJAP: espaço conta com rico acervo que retrata a História do Judiciário amapaense  

centromemoriatjapp_1.JPG

Quem entra na sede do Tribunal de Justiça do Amapá logo se depara com um espaço destinado à memória do Poder Judiciário tucuju. O centro, que é mais uma ferramenta de valorização e preservação da história da Justiça, conta com rico acervo, incluindo objetos, fotografias e documentos que datam do final do século XIX. O Centro de Memória do TJAP fica no hall do prédio da Justiça, localizado na Rua General Rondon, número 1295, bairro Central.

centromemoriatjapp_12.JPGPara o museólogo Michel Ferraz, o espaço deixa evidente a preocupação do Poder Judiciário em conhecer e contar ao mundo a sua própria história. “Documentos como os que estão expostos neste espaço, ajudam a recontar não apenas as bases de criação do Judiciário, mas também nos fazem conhecer a história do Amapá e os contextos em cada período”, destacou.

 

centromemoriatjapp_7.JPGEm 2019, com a chegada dos servidores Michel Ferraz (museólogo) e Marcelo Jaques (historiador), o Tribunal de Justiça do Amapá aprofundou o seu projeto de resgate da memória. Desde então, foram muitos os avanços em relação à gestão documental e de memória.

Além do Centro de Memória, podem ser destacados o livro sobre os 30 anos do Poder Judiciário do Amapá (em fase de conclusão), a criação de Políticas de Gestão Documental e de Memória, instituída pela resolução 1456/2021 do TJAP, e a composição da Comissão Permanente da Gestão de Memória.

 

“Ao aprofundar nossas pesquisas, fizemos grandes descobertas sobre as estruturas embrionárias do Poder Judiciário no Amapá, por isso, ao implementar esta política, o Tribunal dá grandes passos para que possamos resgatar e resguardar nossa história”, ponderou Marcelo Jaques, historiador do TJAP. 

centromemoriatjapp_5.JPGPresidida pelo desembargador Gilberto Pinheiro, decano do TJAP, a Comissão é composta ainda pela juíza Elayne Cantuária, e pelos servidores Aloísio Menescal, Andreia Azevedo, Apoena Aguiar, Marcelo Jaques, Michel Ferraz e Simone Menezes.

- Macapá, 31 de agosto de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD