Núcleo de Justiça Restaurativa do TJAP busca envolvimento das Secretarias de Educação na Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares
No intuito de envolver as Secretarias de Educação (nos âmbitos municipal e estadual) no Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares, a coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amapá (NUJUR/TJAP), juíza Nelba Siqueira, e sua equipe técnica realizaram visitas institucionais e contatos com estas instituições. Até o momento foram visitadas ou contatadas: a Secretaria de Estado da Educação (SEED); e as Secretarias de Educação dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Cutias e Itaubal.
O esforço de mobilização tem como objetivo apresentar o programa, incentivar a ampla participação na formação e difundir a filosofia restaurativa e a prática dos círculos como um instrumento prático e acessível para a educação para a paz, a aprendizagem socioemocional e a resolução não-violenta de conflitos.
O TJAP é um dos parceiros que aderiu ao programa e não há limites de vagas. As inscrições podem ser realizadas de forma individual ou por instituições interessadas no programa de formação.
Para participar, basta acessar o link https://doity.com.br/cem-tjap. Depois é só colocar o código TJAP no campo "cupom de desconto" e, em seguida, clicar “validar cupom”. As inscrições e adesões têm prazo até o próximo dia 27 de agosto de 2021. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por e-mail no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Programa
O Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares é baseado no Manual Círculos em Movimento - Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, de autoria das professoras americanas, e internacionalmente reconhecidas, Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson (publicação já traduzida e aplicada em diversos países).
Iniciativa da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul (Ajuris), o Programa conta com apoio da UNESCO, Criança Esperança e Terres Des Homme Brasil e busca estabelecer uma ampla aliança de instituições públicas, privadas e da sociedade civil em favor da construção de comunidades escolares mais pacíficas e harmônicas e, consequentemente, pedagogicamente mais bem sucedidas.
O Treinamento
Nesta formação serão oferecidos dois cursos sequenciais entre si, de conteúdo introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em Ambientes Escolares, denominados “Noções Básicas” e “Noções Práticas”.
Cada curso terá carga horária de 20 horas/aula, distribuídas em quatro semanas (cinco horas semanais) – sendo duas dessas horas/aula dedicadas a dois encontros semanais síncronos (ao vivo), orientados por uma experiente equipe de instrutoras.
As três horas/aula restantes serão dedicadas a atividades complementares assíncronas (gravadas), incluindo videoaulas especialmente produzidas com as próprias autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, que estiveram no Amapá em 2018, lançando a plataforma Círculos em Movimento.
- Macapá, 24 de agosto de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 24 Agosto 2021 13:20