Núcleo de Justiça Restaurativa do TJAP busca envolvimento das Secretarias de Educação na Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares

nujurvisitasseeeds_1.jpgNo intuito de envolver as Secretarias de Educação (nos âmbitos municipal e estadual) no Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares, a coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Amapá (NUJUR/TJAP), juíza Nelba Siqueira, e sua equipe técnica realizaram visitas institucionais e contatos com estas instituições. Até o momento foram visitadas ou contatadas: a Secretaria de Estado da Educação (SEED); e as Secretarias de Educação dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Amapá, Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Cutias e Itaubal.

nujurvisitasseeeds_3.jpgO esforço de mobilização tem como objetivo apresentar o programa, incentivar a ampla participação na formação e difundir a filosofia restaurativa e a prática dos círculos como um instrumento prático e acessível para a educação para a paz, a aprendizagem socioemocional e a resolução não-violenta de conflitos.  

nujurvisitasseeeds_2.jpgO TJAP é um dos parceiros que aderiu ao programa e não há limites de vagas. As inscrições podem ser realizadas de forma individual ou por instituições interessadas no programa de formação. 

Para participar, basta acessar o link https://doity.com.br/cem-tjap. Depois é só colocar o código TJAP no campo "cupom de desconto" e, em seguida, clicar “validar cupom”. As inscrições e adesões têm prazo até o próximo dia 27 de agosto de 2021. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por e-mail no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Programa

O Programa de Formação em Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares é baseado no Manual Círculos em Movimento - Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, de autoria das professoras americanas, e internacionalmente reconhecidas, Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson (publicação já traduzida e aplicada em diversos países). 

Iniciativa da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Sul (Ajuris), o Programa conta com apoio da UNESCO, Criança Esperança e Terres Des Homme Brasil e busca estabelecer uma ampla aliança de instituições públicas, privadas e da sociedade civil em favor da construção de comunidades escolares mais pacíficas e harmônicas e, consequentemente, pedagogicamente mais bem sucedidas. 

O Treinamento

Nesta formação serão oferecidos dois cursos sequenciais entre si, de conteúdo introdutório à prática dos Círculos de Construção de Paz em Ambientes Escolares, denominados “Noções Básicas” e “Noções Práticas”. 

Cada curso terá carga horária de 20 horas/aula, distribuídas em quatro semanas (cinco horas semanais) – sendo duas dessas horas/aula dedicadas a dois encontros semanais síncronos (ao vivo), orientados por uma experiente equipe de instrutoras. 

As três horas/aula restantes serão dedicadas a atividades complementares assíncronas (gravadas), incluindo videoaulas especialmente produzidas com as próprias autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes-Watson, que estiveram no Amapá em 2018, lançando a plataforma Círculos em Movimento. 

 

- Macapá, 24 de agosto de 2021 -  

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD