Judiciário do Amapá se prepara para a II Semana Estadual da Conciliação
Magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário já trabalham intensamente nos preparativos para a II Semana Estadual da Conciliação, que acontecerá no período de 23 a 28 de setembro em todas as Comarcas da capital e interior do Estado.
A exemplo da 1ª Semana Estadual, ocorrida em junho deste ano, serão incluídos processos de todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da Capital e Interior, além de Secretarias de 2º Grau.
Já foram reunidos aproximadamente 1.200 processos para entrar na mesa de conciliação. E há uma expectativa de que até setembro esse número chegue a 2.000 mil processos. A juíza Sueli Pini, Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, ressalta que poderão ser incluídas ações por pedidos das partes. “É a chamada conciliação pré-processual. O pedido pode ser feito na Central de Conciliação ou na própria Vara onde está o processo”.
A magistrada disse ainda que é preciso conscientizar a sociedade da importância da conciliação. “Obtivemos ótimos números na 1ª Semana Estadual da Conciliação, nossa expectativa é que possamos reproduzir e melhorar esses índices e transmitir para a população a mensagem de que na conciliação não há vencedores nem perdedores, apenas conciliadores”.
Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, na conciliação todos participam e ajudam na resolução dos conflitos. “Cabe a nós da Justiça, procurarmos além da sentença em si, métodos alternativos para que os problemas sejam resolvidos de forma célere. Pois o que pode parece ser um pequeno problema para nós do Judiciário, para um cidadão carente é algo muito grande”.
-Macapá, 28 de agosto de 2013-
Texto: Claudia Cavalcanti
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quarta, 28 Agosto 2013 03:19