TJAP, SEBRAE e IAPEN assinam termo de cooperação que visa levar Capacitação Empreendedora para mulheres do sistema carcerário
Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (13), a Cerimônia de Assinatura do Termo de Cooperação entre TJAP, SEBRAE e IAPEN para a Capacitação Empreendedora de Reeducandas. O evento formalizou a parceria, que tem como objetivo capacitar 45 mulheres com cursos de empreendedorismo para dar uma nova oportunidade e perspectiva de vida às reeducandas inseridas no sistema prisional e em vulnerabilidade social. Os cursos serão divididos em três etapas: um curso online de princípios introdutórios ao mundo dos negócios; um diagnóstico para o perfil empreendedor; e a formatação dos cursos de acordo com análise de cada reeducanda.
Segundo o desembargador Carlos Tork, vice-presidente do TJAP, as mulheres ainda são minoria no empreendedorismo e muitas trabalham várias jornadas de trabalho, o que dificulta ainda mais a trajetória de empreender. “Por mais difícil que seja o empreendedorismo feminino dará a essas mulheres uma liberdade e dignidade que certamente gerarão muitos frutos. Essa cooperação com o SEBRAE significa dar uma segunda chance para que essas futuras empreendedoras tenham uma nova visão de vida”, disse o desembargador.
O desembargador Carmo Antônio de Souza, coordenador estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar no âmbito do TJAP, disse que embora as ações do Poder Judiciário e das demais instituições ocorram o ano inteiro, o mês de Agosto serve para dar maior visibilidade a essas ações voltadas para a mulher. “Esse termo de cooperação objetiva beneficiar essas 45 reeducandas do IAPEN e propiciar novas perspectivas de vida quando saírem do cárcere”, informou.
Para Marciane Santos, diretora técnica do SEBRAE Amapá, o empreendedorismo feminino contribui diretamente para construção de uma sociedade mais igualitária. “Nosso compromisso é trabalhar esse termo de cooperação próximo ao TJAP e ao IAPEN. Com essa oportunidade, vamos poder levar uma nova vida para essas mulheres do sistema penitenciário”, disse.
O Diretor Superintendente do SEBRAE Amapá, Waldeir Ribeiro, reforçou o compromisso da instituição com o TJAP e o IAPEN em levar o empreendedorismo para as mulheres da penitenciária. “É um ambiente diferenciado, mas trabalharemos com vidas e com sonhos de pessoas que querem uma segunda chance aqui fora”, afirmou.
“A união dessas instituições é de extrema importância, pois envolve competência e credibilidade para levar condições melhores para a sociedade, e, assim, cumprirmos nossos respectivos papéis, o TJAP e o IAPEN enquanto instituições públicas e o SEBRAE enquanto instituição privada”, registrou Iraçu Colares, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE.
Em sua fala, o Diretor-Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Lucivaldo da Costa, celebrou a assinatura do Termo de Cooperação. “Ficamos felizes com a sensibilidade do TJAP e do SEBRAE de dar visibilidade para a causa e propiciar que essas mulheres sejam inseridas em políticas públicas que irão certamente transformar suas vidas”, afirmou ele.
- Macapá, 13 de agosto de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Clarice Dantas
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 13 Agosto 2021 13:17