O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a 481ª Sessão da Secção Única nega Habeas Corpus para acusados de crimes de violência doméstica

481sessaoseccaounica_1.jpg

Na manhã desta quinta-feira (12/08), a Secção Única do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) negou Habeas Corpus para réu acusado de ameaçar a própria mãe de morte. O colegiado julgou ainda mais dois processos relacionados à violência doméstica que tiveram ordens denegadas para os réus. (ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA SESSÃO)

Neste processo em questão, consta nos autos que no dia 08 de maio de 2021, em via pública, na Cidade de Cutias do Araguari, o paciente ameaçou causar mal injusto e grave à sua mãe, M. O. S. P., com emprego de faca. A vítima perguntou ao infrator o motivo de ter desferido golpes de faca em um rapaz na noite anterior, ocasionando revolta no acusado que passou a proferir palavras de baixo calão contra ela, além de mostrar-lhe uma faca, dizendo: “olha o que te espera’”.

O Ministério Público pugnou pela denegação da ordem e a manutenção da prisão para a proteção da vítima e de outras mulheres. “Temos visto muitos feminicídios ocorrendo justamente por conta da liberdade de autores como esse. As vítimas geralmente são suas esposas, namoradas e mães que pagam o preço pela liberdade desses infratores”, ressaltou a procuradora de Justiça Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá. 

O relator do processo, desembargador Carmo Antônio de Souza, também coordenador estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ao denegar a ordem reforçou que "estamos no mês Agosto Lilás, no momento de proteção à mulher onde esses infratores devem, mais do que nunca, ser punidos”.

O desembargador João Lages, ao acompanhar o relator, lembrou que nesta quinta-feira (12/08) se celebra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. “Hoje é um dia muito importante também, e é punindo réus como esse e  intensificando debates sobre o tema que asseguramos paz a todas as mulheres”, ressaltou. O colegiado por unanimidade conheceu do Habeas Corpus e denegou a ordem.

A 481ª Sessão Ordinária da Secção Única foi conduzida pelo vice-presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, e contou com a participação dos desembargadores: Carmo Antônio de Souza, João Lages, Jayme Ferreira e dos juízes convocados Marconi Pimenta e Reginaldo Andrade. Representando o MP-AP, participou a Procuradora Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá.

 

- Macapá, 12 de agosto de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD