O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Comarca de Macapá retoma gradualmente os Júris Populares e agenda três julgamentos de réu preso para a segunda quinzena de agosto  

juriprepararetornoagostoooo_1.JPG

A Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, que tem como titular a juíza Lívia Cardoso, inicia ainda em agosto a realização dos primeiros Júris Populares desde o fechamento provocado pela pandemia da covid-19. Após criteriosa preparação, que envolveu adaptação de mobiliário, pequenas reformas, climatização de ambientes e mudanças em disposição de partícipes e algumas rotinas, os júris serão retomados gradualmente a partir de 19 de agosto.

juriprepararetornoagostoooo_5.JPGDe acordo com a juíza a prioridade é pelos julgamentos de réus presos, que no momento são apenas três, “mas em seguida vamos dar seguimento ao restante da demanda, com réus soltos, conforme a lista de prioridades, entre elas os crimes envolvendo feminicídio, com prioridade por júris com baixa complexidade, poucos réus e testemunhas, evitando aglomerações excessivas e sessões excessivamente longas”.

Segundo a magistrada, o apoio da Presidência e da Diretoria-Geral do TJAP foi fundamental para as melhorias necessárias. “Desde instalação de centrais de ar, pintura e restauração de ambientes, divisórias de vidro para melhorar a separação/distanciamento das pessoas tanto na sala de audiência, quanto no plenário e na sala em que os jurados fazem refeição ao longo do julgamento”, esclareceu a juíza Lívia Cardoso.

 

juriprepararetornoagostoooo_8.JPGPara além das mudanças estruturais, a unidade também adquiriu máscaras N-95, face shields (protetor facial), óculos de proteção, toucas e pro-pé (proteção para pés/sapatos), além de totens de álcool gel (70°). “Pode até parecer exagero, mas o que queremos é assegurar que jurados, testemunhas, réus, defensores e promotores, enfim, todos que participam do Júri Popular, possam estar aqui com o máximo de segurança que podemos oferecer à sua saúde”, garantiu a magistrada.

“Estamos envidando todos os esforços para que os trabalhos presenciais retornem com segurança para a saúde de todos os participantes”, concluiu a juíza Lívia Cardoso, titular da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá.


- Macapá, 05 de agosto de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD