O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

TJAP e SEBRAE-AP inauguram CEJUSC Empresarial

inauguracejuscempresarialtjapsebraeee_1.jpegO Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) inauguraram, na manhã desta sexta-feira (30), o CEJUSC Empresarial (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do SEBRAE). O novo CEJUSC amplia o atendimento de conciliações extrajudiciais com foco no público empresarial. O CEJUSC é uma estrutura equiparada a uma unidade judiciária com a missão de promover a política de valorização da autocomposição, com ênfase na solução de conflitos por meio da negociação e conciliação. No Sebrae, o público-alvo são: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI).

inauguracejuscempresarialtjapsebraeee_8.jpegO presidente do TJAP, desembargador Rommel Araujo, comentou que a própria concepção do que é a justiça e do papel que ela desempenha mudou ao longo dos anos. “O Poder Judiciário deixou de ser um campo de litígio na sala de audiência, onde muitas vezes a eloquência vencia o melhor direito”, ponderou. “Naqueles tempos, muitas vezes protelar os processos era às vezes a melhor solução, o que trazia às partes a insegurança, incerteza e instabilidade que não construía nenhuma relação, fosse comercial, familiar ou civil em geral”, complementou.

inauguracejuscempresarialtjapsebraeee_11.jpeg“Mas vimos uma mudança de paradigma, no qual a conciliação passou a ser fundamental, com as parte uma em frente à outra, com conflitos deixando de existir ou, pelo menos, sendo amenizados”, relatou o desembargador. “Mas o Poder Judiciário foi além da simples conciliação do litígio processual, pois percebeu que poderia até evitar que o litígio chegasse ao juízo. Surgia aí a conciliação pré-processual”, acrescentou. 

“Hoje, vivemos um momento de profunda instabilidade emocional, por conta da covid-19, do isolamento social, das dificuldades do lado dos empresários que não tinham condições de manter todos os empregados e dos consumidores que não tiveram condições de pagar suas contas”, ponderou o magistrado. “Nesse momento de angústia e dor, vivida pelos senhores e por toda a sociedade, já estamos vendo uma luz de esperança por meio de uma vacinação em massa que pode fazer com que essa rotina perversa deixe de existir”, comemorou o desembargador Rommel Araújo. 

“O CEJUSC veio para somar com o SEBRAE para permitir que esse aperto de mão ultrapasse essa fotografia e que essas duas peças que compõem este retrato venham representar o encaixe entre a paz social e o equilíbrio entre todos nós”, concluiu o desembargador-presidente Rommel Araújo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares, observou que esta inauguração é apenas o início de uma cooperação que se ampliará ainda mais. Antecipando um dos itens em novo Termo de Cooperação, a ser assinado em breve, agradeceu o anúncio, por parte do desembargador-presidente Rommel Araújo, de que “os espaços físicos e infraestrutura de Internet da Justiça estadual em todo o interior – o TJAP está presente em 14 municípios do Amapá – estariam à disposição do SEBRAE-AP, especialmente onde este não tiver estrutura própria, para fazer parcerias de colaboração mútua sempre que for para prestar serviços à sociedade”.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Garcia Ribeiro, receber esta inauguração o deixa triplamente lisonjeado. “Falo na qualidade de membro do SEBRAE, pois para nós é um fato histórico; na qualidade de advogado, pois sabemos o quanto é importante termos uma justiça célere; e na qualidade de empresário, pois sei o quanto uma resposta rápida da justiça pode significar a sobrevida ou a falência de uma empresa”, registrou.

inauguracejuscempresarialtjapsebraeee_17.jpegDefendendo que alguns conflitos podem muitas ser resolvidos em uma conciliação, Waldeir Ribeiro propôs que os conselheiros, “já que somos compostos por 15 instituições”, sejam multiplicadores do que é o CEJUSC e como utilizá-lo junto aos membros de suas associações.


- Macapá, 30 de julho de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD