O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá promoverá Capacitação em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher com ênfase na Perspectiva de Gênero

divulgacursocarmoinscricoes_2.jpgA Escola Judicial do Amapá (EJAP) abre inscrições, no período de 15 a 30 de julho, para o curso “Capacitação em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher com ênfase na Perspectiva de Gênero”. Ministrada virtualmente (via Zoom) pelo desembargador Carmo Antônio de Souza, a capacitação terá aulas no período de 02 a 20 de agosto de 2021, com carga de 25 horas-aula e 40 vagas. Os interessados devem fazer suas inscrições pelo SIG, a partir de amanhã (15) e o link para acesso (via aplicativo Zoom) será disponibilizado para cada inscrito em seu e-mail institucional.

Voltado para magistrados e assessores jurídicos, o curso é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e serve para fins de vitaliciamento e promoção de juízes. O Curso visa o desenvolvimento de competências suficientes para que os magistrados e servidores possam atuar em demandas que envolvam violência doméstica e familiar contra mulher a partir de uma perspectiva de gênero e em atendimento à Recomendação nº 79 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), editada no ano de 2020.

 

A capacitação propõe a promoção do conhecimento e a observância do direito da mulher a uma vida livre de violência. Além de buscar modificar os padrões sociais e culturais de conduta de homens e mulheres, inclusive a formulação de programas formais e não formais adequados a todos os níveis do processo educacional com a finalidade de combater preconceitos e costumes e todas as outras práticas baseadas na premissa da inferioridade ou superioridade de qualquer dos gêneros ou nos papéis estereotipados para o homem e a mulher, que legitimem ou exacerbem a violência contra a mulher, tendo como público alvo Magistradas e Magistrados.

 

Entre os assuntos abordados ao longo do curso estarão: conceitos de direitos humanos e gênero; identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual; violência baseada no gênero; Constituição Federal e instrumentos normativos internacionais sobre os Direitos Humanos da mulher ratificados pelo Brasil; histórico da legislação brasileira sobre os direitos da mulher; conceitos de violência de gênero, violência doméstica e violência intrafamiliar; o ciclo da violência; a espiral da violência e as violências invisíveis; fatores de risco; as formas de violência contra a mulher; acesso à Justiça; competência jurisdicional; tipos de crimes motivados por questões de gênero; Medidas Protetivas de Urgência; estratégias de prevenção da violência; análise das características da violência doméstica e efeitos da decisão judicial no caso concreto; e enunciados do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (FONAVID).

O professor

O desembargador Carmo Antônio de Souza possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Goiás (1986), além de Mestrado e Doutorado em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000/2003). É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, professor na Universidade Federal do Amapá e no Centro de Ensino Superior do Amapá.

Dentre suas principais obras publicadas estão os livros: "Atentado Violento ao Pudor" (IOB Thomson); "Fundamentos dos Crimes Omissivos Impróprios" (Editora Forense); e, em parceria com José Henrique Pierangeli, escreveu o livro "Crimes Sexuais" (Editora Del Rey). Possui ainda o Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégia (CAEPE) na Escola Superior de Guerra e o Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

 

- Macapá, 14 de julho de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD