O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Conheça o Planejamento Estratégico 2021-2026 do Tribunal de Justiça do Amapá

ed0a76f2-2953-4a5e-a677-eccc46bf9bd2.jpgCom o objetivo de nortear a gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) de acordo com critérios técnicos e objetivos, alicerçados nos conhecimentos de especialistas dos diversos setores que compõem as estruturas da instituição, e construído a partir de um longo e minucioso estudo realizado pela Provalore Consultoria e Treinamento Gerencial, o TJAP disponibilizou em seu Portal o seu Plano Estratégico 2021-2026. Aprovado pela instância máxima de governança do TJAP, o Tribunal Pleno, o Plano Estratégico 2021-2026 é o principal orientador das ações da instituição durante sua vigência e sua execução caberá à Alta Administração, auxiliada pelo Comitê de Governança e Gestão Estratégica. (CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PLANO ESTRATÉGICO)

O desembargador-presidente Rommel Araújo explica que um bom planejamento estratégico cumpre um papel fundamental na gestão. “A cada dois anos temos uma nova composição na alta gestão do Tribunal e, apesar de muito alinhados, temos estilos próprios, cabeças diferentes, mas todos sempre com a mesma ideia de fazer o melhor para cada jurisdicionado, servidor e magistrado”, garantiu.

 

“Embora nos encontremos em uma situação de harmonia e continuidade, o planejamento nos ajuda a nos mantermos nestes mesmos trilhos, com referências de ordem mundial em termos de sustentabilidade para nos guiar nesta jornada”, ressaltou, acrescentando que “nem só de fora do país vêm essas referências, pois o plano foi montado escutando os mais diversos públicos, entre leigos e especialistas, circunscritos ou não ao Poder Judiciário, cada um contribuindo como podia para que encontrássemos esse caminho”.

 

“Espero que o máximo de pessoas possa ler este Plano Estratégico 2021-2026 do TJAP, e quem sabe nele se inspirar e reproduzir, pelo menos em parte, em seus próprios negócios e instituições, pois é um belo trabalho, resultado do esforço de muitas mãos que não puderam se tocar durante esta pandemia, mas que se uniram virtualmente para construir uma bela obra”, conclui o desembargador-presidente Rommel Araújo.

 

O plano surgiu de uma revisão e aperfeiçoamento do Plano Estratégico do TJAP para o período de 2015-2020, mas com estreito alinhamento à estratégia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina as diretrizes das estratégias de cada tribunal, além dos componentes, que são: missão; visão; objetivos estratégicos e os respectivos indicadores de desempenho; e estratégicas a serem implementados. A revisão foi feita em modalidade participativa-colaborativa contemplando públicos internos e externos e levou quatro meses para ser concluída, contando ainda com consultas públicas e workshops de troca de experiências e boas práticas com tribunais estaduais de Sergipe, Mato Grosso e Roraima.

 

O Plano Estratégico 2021-2026 do TJAP tem entre suas referências principais a Agenda 2030 dos Direitos Humanos das Nações Unidas, que integra 193 países membros e foi recepcionada pelo Poder Judiciário Brasileiro, por meio do CNJ. Os objetivos estratégicos do Plano do TJAP buscam alinhamento estreito com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

 

Dentro da Identidade Estratégica do TJAP, conforme definida no Plano Estratégico 2021-2026, a instituição define sua atuação e propósito, orienta sua estratégia, exprime sua razão de existência e aonde quer chegar, além de demonstrar os compromissos que pretende assumir com a sociedade e parceiros institucionais.

 

Assim, o plano estabeleceu para o TJAP como:

 

Missão: garantir cidadania plena por meio de um sistema de justiça integrado, ágil, efetivo e acessível.

 

Visão de Futuro: garantir justiça a todos de forma rápida, eficiente e sustentável.

Valores: acessibilidade, agilidade, credibilidade, eficiência, ética, imparcialidade, inovação, integridade, segurança jurídica, sustentabilidade, transparência e responsabilização.

Além da identidade estratégica, o plano Estratégico 2021-2026 inclui itens como seus Mapas Estratégicos (Geral, de TI, de Gestão de Pessoas e de Contratações), Perspectivas Estratégicas, Objetivos Estratégicos, Cadeia de Valores etc.


- Macapá, 05 de julho de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD