Justiça do Amapá amplia acesso à mediação e conciliação de demandas individuais e coletivas de direito à saúde no CEJUSC Siac Central
Em tempos de crise mundial pandêmica, a Justiça do Amapá não poupa esforços na busca por alternativas para garantir a prestação jurisdicional, em especial quando a demanda tem natureza tão crítica quanto o acesso a serviços de saúde – seja pública ou privada. Para garantir a prevenção e solução consensual de conflitos em matérias de direito à saúde, a PORTARIA N° 004/202- NUPEMEC/TJAP (publicada em 25 de junho de 2021) ampliou as atribuições da unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão da Capital-Central (SIAC/Super Fácil Central).
De acordo com a normativa, a estrutura poderá tratar demandas afetas ao direito à saúde, seja na modalidade individual ou na coletiva. A Portaria também determina que poderão ser utilizadas outras estruturas interinstitucionais já existentes para a prevenção e solução consensual de conflitos em matérias de direito à saúde.
Como braço de promoção da paz social por meio da desjudicialização, o Cejusc, assim como os demais, permanece com as atribuições de mediação e conciliação das demandas processuais e pré-processuais (não judicializadas) afetas às demais áreas: Cível, de Família, Órfãos e Sucessões, Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
A unidade também permanece trabalhando a aplicação de práticas restaurativas, oficinas de parentalidade e constelação familiar, entre outras, voltadas ao melhoramento das relações interpessoais dos envolvidos.
- Macapá, 1º de julho de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Julho 2021 10:10