Justiça do Amapá, Ministério Público e parceiros arrecadam livros para projeto Ponto de Cultura na Comunidade do Ambrósio, em Santana
O Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Santana, sob a titularidade da juíza Carline Nunes; o Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas da Promotoria de Justiça de Santana, conduzido pela Promotora de Justiça Silvia Canela; e parceiros como a Fecomércio e Prefeitura de Santana, realizarão, na área portuária, o projeto "Era uma vez...". O trabalho consiste na organização de espaços físicos dentro da comunidade que funcionem como pontos de cultura.
A ação contará com voluntários e lideranças de dentro e fora da comunidade do Ambrósio. As pessoas interessadas em fazer parte do projeto, poderão fazer doações de livros infantojuvenis novos e usados que poderão ser entregues na Promotoria de Santana, localizada ao lado do Fórum santanense. O objetivo é auxiliar as crianças, na faixa etária de 4 a 12 anos de idade, que residem na localidade, no processo de leitura e escrita, compartilhar princípios e valores da Justiça Restaurativa, desenvolvida pelo Judiciário e Ministério Público na localidade, assim como também ofertar círculos de diálogos e contação de histórias para todos os envolvidos.
A juíza Carline Nunes explicou que serão preparados cinco polos contendo recursos materiais como livros, revistas, lápis, pincéis, massa de modelar e papéis, esclarecendo que toda a estrutura está sendo doada pelos parceiros do projeto. “Os pais poderão emprestar os livros, se assim desejarem. Esses pontos de cultura funcionarão nos turnos da manhã e tarde ou conforme disponibilidade dos monitores/facilitadores que atuarão voluntariamente”.
A promotora Silvia Canela ressaltou que o projeto contará com facilitadores voluntários. Todas essas pessoas envolvidas no "Era uma vez..." farão cursos de Contação de História, curso que será ofertado pela Fecomércio e de Práticas Circulares, ministrado pela equipe do Ministério Público para o desenvolvimento das atividades do projeto.
Também foi firmada uma parceria com o programa Amapá Jovem, do Governo do Estado, que colocará monitores para auxiliar com as crianças nos pólos.
Entre os parceiros da atividade estão: o Ministério Público Estadual; empresa Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel); Secretaria Extraordinária da Juventude, pelo Programa Amapá Jovem (Sejuv); Livraria Leitura, DEV Mineração S.A.; Secretaria Municipal de Educação do Município de Santana (SEME); Federação do Comércio do Amapá – Fecomércio/AP, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc/AP) e Associação Comunitária da Área Portuária (ACAP).
Projeto Comunidade Restaurativa
O Projeto Comunidade Restaurativa é realizado, desde 2017, no bairro do Ambrósio, e já promoveu transformações profundas no meio social daquela comunidade, localizada na área portuária de Santana. A ação, desenvolvida pelo NMCPR em parceria com o Juizado Especial Cível e Criminal da cidade, estabeleceu relações mais saudáveis, atuando na prevenção da violência, resolução de conflitos por meio dos círculos de diálogos, empoderamento das pessoas e a busca por despertar o senso de pertencimento entre os moradores do lugar.
E, ainda, com a resolução de antigos conflitos, formação de facilitadores e a pintura artística das casas, contribuindo para melhorar a estética das moradias e, com isso, criando um ambiente mais lúdico, que estimule a sensação de bem estar e eleve autoestima dos moradores.
- Macapá, 29 de junho de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 29 Junho 2021 07:53