Grupo de Trabalho para Levantamento da Memória dos Tribunais visita obras do Museu do STF
Composto por nove juízes de diversos tribunais brasileiros, entre eles a magistrada Elayne Ramos Cantuária (titular da 2ª Vara de Família da Comarca de Macapá e vice-presidente para Assuntos Legislativos da AMB), o Grupo de Trabalho (GT) criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para acompanhamento da montagem de acervo do Museu do Supremo Tribunal Federal (STF) visitou, no último dia 23 (quarta-feira), as obras da nova estrutura. O GT levanta dados da memória dos Tribunais, Associações e da Magistratura do Brasil.
Além de contar a história da Suprema Corte Brasileira, o equipamento também contará com espaço para exposição da memória da Justiça Brasileira e da AMB, a maior Associação de Magistrados do mundo – com cerca de 13.300 associados.
Do Amapá, o GT também conta com a colaboração do servidor do TJAP, o museólogo Michel Duarte. O TJAP, inclusive, está entre os três Tribunais brasileiros com equipe mais qualificada para o levantamento dos dados históricos do Poder Judiciário local, com museólogos, historiadores e bibliotecários.
De acordo com a juíza Elayne Cantuária, tem sido uma experiência muito gratificante participar desse grupo de trabalho. “O resgate de documentos, peças e acervos, contará nossa história para as gerações futuras, agregando conhecimento e nos fazendo entender o marcante papel do Poder Judiciário brasileiro de todas os estados na construção da nossa democracia”, registrou a magistrada.
O Museu do STF contará com um acervo histórico-cultural de objetos reunidos em mais de 200 anos de história eterá peças reunidas desde a criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, até os dias atuais, com o Supremo. Em agosto, a AMB assinou um acordo de cooperação para a curadoria compartilhada do Museu com o STF, ato que possibilitou a criação do GT.
- Macapá, 25 de junho de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 25 Junho 2021 11:46