Anexo Desembargador Eduardo Contreras: TJAP inaugura novo prédio na Avenida Raimundo Álvares da Costa para abrigar Secretarias Únicas

inauguracaoanexoeduardocontreras_1.JPGO Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), cerimônia de inauguração do Prédio Anexo Desembargador Eduardo Contreras, que abrigará as Secretarias Únicas da Justiça do Amapá: Cível e de Fazenda Pública, Criminal, de Família, dos Juizados Virtuais Centrais e das Varas de Entrância Inicial. O desembargador Eduardo Contreras, juiz oriundo do primeiro Concurso da Magistratura da Justiça do Amapá (1991), faleceu em maio de 2020.Localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, no Centro (entre as ruas General Rondon e Tiradentes), o edifício possui quatro andares. (ACESSE AQUI A CERIMÔNIA QUE FOI TRANSMITIDA AO VIVO)

inauguracaoanexoeduardocontreras_27.JPGO desembargador-presidente Rommel Araújo, fez questão de reconhecer que se hoje é possível chegar ao 4º andar deste prédio para esta cerimônia, é graças ao desembargador Luiz Carlos. “A Justiça só tem suas conquistas por não ter vaidades, por trabalhar com continuidade, pois os projetos que se iniciam em uma gestão e seguem em outras”, registrou.

“Esta cerimônia é a demonstração clara e a mim coube o melhor, inaugurar o prédio, mas quem deveria estar hoje aqui é o desembargador João Lages, pois foi em sua gestão que esta obra mais avançou”, acrescentou o magistrado.

inauguracaoanexoeduardocontreras_9.JPGVoltando a citar o desembargador aposentado Luiz Carlos, o desembargador-presidente Rommel Araújo ressaltou, olhando em seus olhos, que “o senhor representa aquela magistratura de 2º Grau que pensou o Poder Judiciário para 30 anos, e hoje, e neste ano, quando fazemos 30 anos, estamos pensando a Justiça para os próximos 30 anos”.

“De mãos dadas conosco nesta trajetória de três décadas estava o desembargador Eduardo Contreras,um magistrado que nos ensinou muito”, garantiu. “Entre seus ensinamentos estava falar só o suficiente, refletir antes de falar, ter paciência, serenidade, humildade e, acima de tudo, procurar o que bem no seu coração”, relacionou.

“Hoje temos aqui a continuidade de uma geração no campo jurídico e a continuidade do nome Contreras com a presença nessa cerimônia de seu neto”, ressaltou o desembargador-presidente”.

“Que Deus ilumine todos os trabalhos que serão realizados nesta casa de justiça”, concluiu o presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo.

 

inauguracaoanexoeduardocontreras_25.JPGO desembargador aposentado Luiz Carlos Gomes dos Santos declarou-se muito satisfeito com a inauguração de um prédio que é o retrato do Judiciário, por ser uma obra continuada, simples e barata. “Não é preciso fazer obras faraônicas, mas sim funcionais”, defendeu, registrando em seguida “meus agradecimentos aosdesembargadores Rommel Araújo e João Lages”.

inauguracaoanexoeduardocontreras_23.JPGO desembargador João Lages relembrou que “quando decidíamos sobre este prédio, Contreras e eu, achávamos que aqui nossos servidores das secretarias únicas estariam melhor acomodados”.“A Pandemia quebrou nosso timing e aqui tínhamos trabalhadores que temiam perder o emprego –pensamos em não parar para eles também não perderem o emprego e o sustento de suas famílias”, ressaltou o desembargador João Lages.

A juíza Lívia Simone, que foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral na gestão do desembargador Eduardo Contreras, registrou que o magistrado era alguém que “possuía uma elegância da alma, quetrazia consigo polidez e humor requintado”.

“Pessoa e profissional de fácil convívio, o desembargador tinha uma natureza pacificadora e tenho em meu coração apenas gratidão à vida pela oportunidade de trabalhar e conviver com o desembargador Eduardo”, registrou a juíza.

inauguracaoanexoeduardocontreras_26.JPG“Inaugurar esse prédio é uma oportunidade de prestar tributo ao magistrado e ao homem que ele foi ao longo destes 30 anos de magistratura”, defendeu, acrescentando “parabéns aos que foram felizes na escolha de seu nome para batizar esta obra”.

A cerimônia, transmitida ao vivo pela FanPage do TJAP no Facebook, contou com a presença de diversas autoridades, como: o presidente do TJAP, desembargador Rommel Araújo; o desembargador Carmo Antônio de Souza; o desembargador João Lages; o desembargador Adão Carvalho; o desembargador Jayme Ferreira; e o desembargador aposentado Luiz Carlos Gomes dos Santos; o governador Waldez Góes; a deputada federal Aline Gurgel; a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Judith Teles, representando a Procuradora-Geral de Justiça Ivana Cei; a presidente em exercício da OAB/AP, Patrícia Almeida; a vice-presidente para assuntos legislativos Associação Brasileira dos Magistrados (AMB), juíza Elayne Cantuária; a titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Macapá, juíza Lívia Simone Cardoso; o juiz auxiliar da presidência Nilton Bianquini Filho e o diretor do Fórum de Macapá, juiz Ernesto Collares. Participou da mesa de honra a viúva do magistrado homenageado, cujo nome batizou o prédio, a senhora Elizabeth Rosa de Paiva Contreras. Também esteve presente a filha do homenageado, a advogada Mariana Contreras.

 

O Prédio

inauguracaoanexoeduardocontreras_7.JPGA primeira etapa da construção deste prédio, iniciada em junho de 2014, na gestão do então presidente do TJAP, desembargador Luis Carlos Gomes dos Santos, contemplou a execução dos serviços de infra e superestrutura, trabalho concluído em 2016. A obra ficou paralisada por algum tempo, mas no início da gestão do desembargador João Lages como presidente houve a determinação para que a obra fosse retomada. Os serviços foram reiniciados em dezembro de 2019, para que fossem feitas as instalações elétricas, hidrossanitárias, de combate a incêndio, climatização, revestimentos, pintura, entre outras.

O anexo possui um elevador com capacidade para 10 pessoas, duas unidades geradoras: uma para o uso do prédio com 500 KVA, e outra exclusiva para o data center com capacidade de 125 KVA – tudo planejado para melhorar as condições de trabalho dos que integram o judiciário amapaense.

 


- Macapá, 21 de junho de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD