Justiça 4.0 e PJe são temas tratados em reunião entre Tribunal de Justiça do Amapá e Conselho Nacional de Justiça, em Brasília
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Rommel Araújo, e o juiz auxiliar da presidência, Nilton Bianquini Filho, cumpriram agenda de trabalho em Brasília, na quinta e sexta-feira (17 e 18), onde participaram de reunião com o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz federal Valter Shuenquener de Araújo e o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Fábio Porto. Em pauta, tratativas sobre a migração para o Processo Judicial Eletrônico (PJe), política pública do Poder Judiciário prevista na Resolução CNJ nº 185/201, e a implantação do Programa Justiça 4.0, no Judiciário amapaense.
“Temos sempre destacado a importância de preparar a Justiça para os próximos 30 anos, e isso só é possível com o desenvolvimento da inteligência artificial e o avanço na tecnologia da informação. A partir de todo esse apoio tecnológico e de informação que o Conselho Nacional de Justiça está colocando à disposição da Justiça amapaense, iremos agilizar o fluxo de processo e é simbólico que este projeto inicie por onde começa o Brasil”.”, disse o desembargador-presidente Rommel Araújo.
O QUE É O PROGRAMA JUSTIÇA 4.0?
O Programa Justiça 4.0 compreende o pacote de projetos, entre eles "Juízo 100%” digital, “PDPJ- plataforma digital do Poder Judiciário”, “Codex Datajud” e “Sinapses - Inteligência Artificial”. “O programa 4.0 do CNJ vai desenvolver estudos, novas metodologias e criar mecanismos e instrumentos que potencializem a implantação, disseminação e sustentação de capacidades técnicas, conceituais e operativas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas judiciárias.
São quatro eixos prioritários: Estratégia para fortalecimento da aplicação de mecanismos de inovação e tecnologias disruptivas no Poder Judiciário, com foco na efetividade na prestação jurisdicional para toda a sociedade; Gestão da informação para formulação, implantação e monitoramento de políticas judiciárias baseadas em evidências e voltadas à promoção de Direitos Humanos; Estratégia de atuação da Justiça na prevenção e combate à corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos; Plano de fortalecimento de capacidades institucionais do CNJ e da Justiça, com ênfase na promoção de segurança jurídica e do ambiente de negócios para o desenvolvimento nacional.
AGENDA
Ainda em Brasília o desembargador-presidente esteve reunido com o deputado federal Acácio Favacho, Secretário de Comunicação da Câmara Federal. Oportunidade em que trataram sobre a concessão da TV e Rádio Justiça no Amapá.
Macapá, 21 de junho de 2021
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Bernadeth Farias
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Junho 2021 12:49