O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Campanha Maio Laranja da Justiça do Amapá integra Webinário promovido pela Assembleia Legislativa

maiolaranjawebinarioalap.jpgNesta quarta-feira (26), a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, realizou o Webinário Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a participação do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e vem destacando a campanha Maio Laranja - mês de alerta e conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Webinário destacou como principais temas: A Atuação do Poder Judiciário; As Atribuições dos Conselhos Tutelares; Aplicação da Legislação; O Código Penal e as Alterações de 2009; as Portarias 528/2013, N° 485/2014 e 2.282/2020 do Ministério da Saúde; a necessidade do Tratamento Humanizado e interdisciplinar como forma de evitar a revitimização; e a atuação da Defensoria Pública na prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual infantojuvenil.

O evento contou com a participação da titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, Juíza Larissa Antunes; do defensor público do Núcleo da Criança e Adolescente de Macapá, Igor Freire; da promotora de Justiça Klisiomar Lopes; da servidora da Vara de Infância e Juventude de Santana, psicóloga Marciene Lobato;e da Diretora Geral da (ESCLEG), deputada Luciana Gurgel.

Segundo a Juíza Larissa Antunes, a Campanha Maio Laranja, que tem como tema "Não deixe quem você ama ser a próxima vítima", marca o período como um ciclo de conscientização e educação preventiva, tendo como objetivo o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta em defesa de nossas crianças e adolescentes”, explica. “E o papel do Poder Judiciário é, quando acionado, identificar o risco e a vulnerabilidade social, seguindo por um trabalho de educação social e articulação do sistema de garantias”, destacou.

 

- Macapá, 26 de maio de 2021 -

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Fernanda Picanço

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD