Pai Presente: programa da Justiça do Amapá realiza o sonho de Paulo César que teve o nome do pai em sua Certidão de Nascimento após 36 anos de espera

PROGRAMAPAIPRESENTATJAPMAIO.jpegOs vínculos familiares são, na maioria, os mais profundos e duradouros na vida de um ser humano – com sua ausência ou perda sendo de difícil reparação. A importância e intensidade do vínculo é ainda mais significante quando é entre os pais e seus filhos, inclusive devido às repercussões na rotina burocrática e documental. Na manhã desta sexta-feira (21), mais uma família saiu feliz com um vínculo oficialmente constituído entre o Técnico de Informática Paulo César, de 36 anos, e seu pai, o Policial Militar Aposentado Rosângelo Duarte.  Como presente de aniversário, Paulo realizou seu sonho de colocar o nome de seu pai e de seus avós paternos na Certidão de Nascimento. “Procurei o Programa Pai Presente para finalmente preencher essa lacuna do nome do meu pai em meu registro, apesar de já mantermos uma boa relação já há muito tempo”, explicou.

Paulocesarpaternidade_12.png“Hoje é o dia da concretização de um sonho, carregando seu nome por onde eu for e sou muito grato ao Tribunal de Justiça, e espero divulgar essa iniciativa para ajudar outras pessoas a terem acesso ao mesmo serviço”, concluiu o filho agradecido, que a partir de agora se chamará Paulo César de Souza Duarte.

Paulocesarpaternidade_14.pngO Policial Militar aposentado Rosângelo Duarte garantiu que a lacuna também era sentida da parte dele. “Vim aqui reconhecer meu filho primogênito, Paulo César, depois de 36 anos, com todo a disposição para trazer e expressar meu afeto, meu amor e meu carinho, que nunca deixei de ter”, registrou.

“Já devia isso a ele e agradeço muito à Justiça do Amapá e espero que todos na mesma situação venham fazer o que estou fazendo, cumprindo o papel de pai de verdade”, complementou.

Iniciado nesta manhã, o processo todo quanto ao registro de nascimento deve ser concluído em até aproximadamente uma semana, para em seguida serem feitos os encaminhamentos quanto aos demais documentos (RG, CPF etc.).

Paulocesarpaternidade_5.pngEuzinete Bentes, supervisora do Programa Pai Presente em Macapá e mediadora que realizou a audiência de conciliação, explica que o programa já beneficiou mais de quatro mil famílias com o reconhecimento voluntário de paternidade. “O Programa é bastante emocional, pois lida com esse desejo do filho de ter suas origens claras nos documentos e isso é tudo muito forte, pois a presença do pai oficialmente em seu registro tem muita relevância na vida da pessoa”, explicou, acrescentando que “o filho precisa do pai em vários aspectos, inclusive nessa presença documental”.

Paulocesarpaternidade_6.pngApesar do apoio financeiro ter sua importância, Euzinete Bentes defende que “mais do que dinheiro, o filho precisa de apoio, orientação e tantas vezes apenas que ele esteja lá, ao seu lado”.

 

A LONGA ESPERA

Paulo encontrou o pai, Rosângelo, pela primeira vez por volta dos 10 anos de idade, após um verdadeiro trabalho de detetive. “Minha mãe e eu encontramos minha tia, irmã de meu pai, por acaso no ônibus e, tendo visto onde era sua casa, retornei dias depois para conhecer melhor e saber do restante da família”, relatou.

“Depois de saber os endereços fui até Santana, conheci meus irmãos e minha madrasta Adriana, para só então ver meu pai chegar em casa”, contou, “mas tive medo e mal consegui falar na hora”, relatou. “Retomamos a relação ao longo dos anos e fizemos outras tentativas de oficializar, mas não deu certo anteriormente”, disse Paulo César.

 

- Macapá, 21 de maio de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD