O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Botão do Pânico: juíza Michelle Farias participa de apresentação do dispositivo de proteção mulheres sob medidas protetivas

JUIZADOMULHERSANTANABOTAODOPANICO.jpegO Estado do Amapá pode ser a segunda unidade da federação a utilizar uma nova tecnologia na proteção de vítimas de violência: o dispositivo pessoal de proteção (DPP). O novo recurso foi apresentado, nesta quarta-feira (19), pelo titular da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, coronel José Carlos Correa de Souza, e consiste em um aparelho smartphone com o aplicativo já instalado fornecido somente às mulheres que já possuem medida protetiva decretada pela justiça. A juíza Michelle Farias, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Santana, e o servidor Marcelo Miranda, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do TJAP, acompanharam a apresentação.

Também conhecido como Botão do Pânico, o recurso, que deve ser adquirido até o final do ano na forma de aplicativo de celular, permite que vítimas de agressão possam acionar autoridades em caso de descumprimento das medidas protetivas por seus agressores.


Segundo a juíza Michelle Farias, “esse dispositivo também servirá como forma de prova, pois ele possibilita gravar o áudio do ambiente e vem com um chat por meio do qual as vítimas podem ter contato com a central de monitoramento por meio de mensagens curtas, áudios e vídeos para se protegerem e produzirem provas para futuras condenações de agressores por descumprimento”, acrescentou.


Relatando que somente no Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Santana há 1.041 processos em trâmite e outros cerca de 2.800 processos no Juizado de Violência Doméstica de Macapá, a magistrada defende que “esta tecnologia representa um grande avanço para a segurança pública do estado e vai auxiliar em muito a proteção dessas mulheres, por parte de todos os órgãos de segurança pública e também do Poder Judiciário”.

- Macapá, 19 de maio de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD