Ação educativa na área portuária marca a campanha Maio Laranja em Santana

santanaacaomaio2021_1.JPG

A Central de Proteção à Criança e o Adolescente da Vara da Infância e Juventude de Santana, em parceria com a Delegacia de Infância e Juventude, realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma ação de conscientização e fiscalização na área portuária de Santana, em adesão à campanha “Maio Laranja - Não deixe quem você ama ser a próxima vítima”, do Tribunal de Justiça do Amapá, que busca sensibilizar a população a respeito da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. A equipe entregou folders informativos à população e realizou a colagem de adesivos da campanha em estabelecimentos comerciais e embarcações. Entre os conteúdos presentes no material estavam explicações sobre como identificar possíveis sinais de abuso sexual em crianças e o que fazer em casos de confirmação do crime.  

santanaacaomaio2021_3.JPGO coordenador da Central de Proteção à Criança e o Adolescente de Santana, Lauro Luz, explica que a escolha da área portuária de Santana está diretamente relacionada ao alto número de denúncias registradas na região. “Por ser um lugar de embarque e desembarque, o fluxo de pessoas é muito alto, então, o ambiente acaba se tornando um local propício a crimes contra crianças e adolescentes”, esclareceu o servidor. Durante a ação, a equipe ouviu relatos de trabalhadores e moradores da região a respeito dos casos frequentes de violação dos direitos de crianças e adolescentes, oportunidade em que divulgaram os números das centrais de denúncias para a população. 

santanaacaomaio2021_8.JPGO delegado titular da Delegacia de Infância e Juventude de Santana, Ruben Neves, informou que mais da metade das denúncias que chegam à delegacia envolve abuso sexual contra crianças e adolescentes e reforça a importância da campanha chegar a todos os municípios do estado. “Hoje a informação é uma das principais armas para combater esse tipo de prática, que têm como vítimas crianças e adolescentes. Ainda hoje, encontramos muitos casos de responsáveis que não sabem como agir ao se depararem com esse tipo de situação, e em alguns casos têm até medo de denunciar, mas precisamos esclarecer que toda e qualquer denúncia deve ser feita, e que esses criminosos serão responsabilizados penalmente”, explicou o delegado.

 

Centrais de denúncias de Santana para casos de violência e abuso sexual contra crianças:

Vara da Infância e Juventude (Whatsapp e Disk denúncia): (96) 98414-2535 / 0800 285 1581

Central de Proteção à Infância e a Juventude: (96) 3312-4239

4º BPM Santana: 19013281-1190 WhatsApp: (96) 99103-3419

Promotoria da Infância e Juventude de Santana: (96) 99169-3597

Delegacia Especializada da Infância e Juventude: (96) 99907-6977

 

- Macapá, 18 de maio de 2021 -

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Eloisa Silva

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD