Reunião do Núcleo de Conciliação traça diretrizes para a II Semana Estadual de Conciliação
A juíza Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, esteve reunida com os membros do Núcleo para tratar, dentre outros assuntos, sobre a realização da II Semana Estadual de Conciliação. (VISUALIZAR FOTOS)
No encontro, que se tornou um momento para atualizar os andamentos dos trabalhos, avaliar e planejar as ações do Núcleo, a juíza Sueli Pini deu informes sobre sua participação no III Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação, realizado na sede do Conselho da Justiça Federal, recentemente em Brasília. Em seguida, a magistrada destacou os dois grandes eventos que irão acontecer, a II Semana Estadual da Conciliação – 23 a 28 de setembro- e a VIII Semana Nacional – 02 a 06 de dezembro.
Na reunião discutiu-se a necessidade de realizar um ciclo de formação de conciliadores e mediadores nas comarcas do interior para atuarem nas centrais de conciliação, que futuramente serão implantadas. Na oportunidade, os participantes elegeram Laranjal do Jari para a realização do primeiro módulo a ser ministrado, ainda neste semestre, pelas integrantes do Núcleo, Sônia Ribeiro, Enilda Ramos e Conceição Meireles.
Verificou-se, ainda, a necessidade de reunir com coordenadores dos cursos de direito das faculdades privadas e universidade federal, para firmar parcerias na seleção de acadêmicos que possam atuar na Central de Conciliação de Macapá. Também acadêmicos de psicologia e serviço social serão aceitos. Como incentivo, a contrapartida pelo apoio voluntário será a indicação do acadêmico a estágio remunerado, além de certificado.
Outro destaque foi a necessidade de implementação do Núcleo de Conciliação no sistema processual eletrônico do Tribunal da Justiça do Amapá – Tucujuris. A inserção no sistema vai possibilitar maior visibilidade do processo de conciliação nas unidades, em todo o Estado. A ideia é possibilitar a geração de novas políticas e melhorar as já existentes, especialmente, as que podem contribuir para amadurecer a cultura da paz que o método de resolução de conflito, pela via da conciliação, pode produzir na vida das pessoas.
A reunião acontece uma vez por mês. A próxima reunião do Núcleo está marcada para o dia 11 de setembro.
Macapá, 15 de Agosto de 2013
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 15 Agosto 2013 05:19