A Justiça não para: 1ª Vara de Competência Geral de Laranjal do Jari emprega o melhor da tecnologia na prestação jurisdicional  

1VARAJARINAOPARA-.jpegA Comarca de Laranjal do Jari, no extremo sul do estado do Amapá e distante 267 km da capital, tem feito sua parte para garantir a prestação jurisdicional mesmo no regime diferenciado de trabalho (com prioridade pelo home office e atendimento ao público por vias eletrônicas). Agora, com a operacionalização do Balcão Virtual, uma sala de videoconferência aberta por todo o expediente para o atendimento de jurisdicionados e operadores do Direito, este trabalho ficou ainda mais dinâmico.

Marisete Gadelha da Rocha Oliveira, chefe de gabinete da 1ª Vara de Competência Geral da Comarca de Laranjal do Jari, que tem como titular o juiz Davi SchwabKohls, relata que em sua unidade, mesmo com a pandemia da covid-19, a busca pelo atendimento célere voltado ao público é constante. São realizadas duas audiências por dia, cerca de 40 ao mês, com as principais demandas envolvendo instruções criminais e julgamento.

Para a servidora, a equipe da 1ª Vara de Laranjal do Jari, assim como os demais envolvidos – advogados, defensores públicos e membros do MP – estão bem adaptados ao novo modelo de trabalho que foi imposto por conta da pandemia, incluindo ainda uma boa parte dos jurisdicionados. “No entanto, estes demandam uma orientação criteriosa quanto ao uso dos aplicativos, bem como um olhar diferenciado àqueles que não tem acesso aos meios tecnológicos”, ressalva.

Quanto à eventual permanência parcial ou total do emprego tecnológico no atendimento ao público, Marisete acredita que o mundo e as pessoas não serão mais as mesmas após a pandemia. “A evolução já está acontecendo numa escala exponencial, o que nos traz grandes desafios de adaptação”, observa. “Mesmo em contextos adversos como os interiores de estados (com baixa qualidade de conexão de internet, alto custo de assinatura na rede wi-fi e baixa qualidade de serviço) as ferramentas tecnológicas como acessório de atendimento ao público (Balcão Virtual, WhatsApp, e-mail, audiência por videoconferência) deveriam permanecer integradas ao Poder Judiciário, a fim de adequar-se a esse novo modelo de trabalho”, defende a chefe de secretaria.

Sobre o novo recurso do Balcão Virtual, que funciona como uma sala de videoconferência aberta por todo o expediente forense, Marisete relata que ainda está sendo uma experiência inicial em Laranjal do Jari. “Fizemos alguns testes de acesso, mas houve apenas um atendimento a um advogado. O WhatsApp ainda é o meio mais utilizado pelas partes, advogados, Defensoria e Ministério Público para contato com o Gabinete”, observa.

Para entrar em contato com a 1ª Vara de Competência Geral da Comarca de Laranjal do Jari basta acessar um dos seguintes canais: Telefone Fixo - (96) 3312-3205, Celular/Whatsapp (96) 9 8412-3328;E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Balcão Virtual - https://meet.google.com/zbs-rzfc-xry. O horário de atendimento é das 07h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira.

- Macapá, 07 de maio de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD