Magistrados e servidores debatem a Justiça do futuro em Workshop sobre Gestão Estratégica
Cerca de 110 magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), além de convidados de outros órgãos ligados ao Sistema de Justiça, participaram, na manhã desta segunda-feira (29), da abertura do Workshop sobre Gestão Estratégica com a metodologia Balance Scorecard, facilitado pelo consultor Joel Solon, da Provalore Consultoria, em parceria com a Escola Judicial do Amapá (EJAP). Entre os magistrados que se fizeram presentes estavam os desembargadores Rommel Araújo (presidente do TJAP), João Lages e Jayme Ferreira, além dos juízes Nilton Bianquini Filho (auxiliar da Presidência) e Eduardo Navarro (auxiliar da Corregedoria), entre diversos outros.
O encontro tem como objetivo capacitar os participantes na metodologia e captar suas contribuições com a revisão do planejamento estratégico do poder judiciário amapaense para os próximos seis anos para atender às necessidades e anseios da sociedade com a melhoria contínua da prestação jurisdicional.
De acordo com o desembargador-presidente Rommel Araújo, a consultoria e o workshop possibilitam a chegada ao TJAP das melhores práticas que têm feito a diferença em outros tribunais e que podem em muito beneficiar a Justiça do Amapá. “É com muita satisfação que abro este workshop na perspectiva de pensar este Poder Judiciário não só para os próximos cinco anos e para 2030, mas para os próximos 30 anos, pois sabemos que toda marcha começa com os primeiros passos”, ponderou.
“Temos que pensar o Poder Judiciário buscando o melhor emprego das tecnologias disponíveis para aprimorar nossa prestação jurisdicional, mas sem perder de foco a valorização de nossa mão de obra, do ser humano que trabalha no Poder Judiciário”, enfatizou, ressaltando que “o professor Joel sempre nos auxiliou com sua expertise nos mostrando seu lado humano, que vocês perceberão ao longo deste encontro, não tenho dúvida”.
O juiz auxiliar da Presidência Nilton Bianquini Filho registrou que a administração passa a ter uma postura com foco na eficiência. “É interessante este trabalho e este workshop pela Prolavore, pois eles prestam esse serviço em vários tribunais e são ideias compartilhadas que podem nos auxiliar”, observou. “Acredito que com essa abordagem, semelhante ao de uma empresa privada, consigamos subir mais uma vez esse degrau no que diz respeito à eficiência”, complementou.
O consultor e facilitador do workshop, Joel Azevedo Farias de Azevedo, explicou aos presentes que o foco atual da Justiça do Brasil é a Justiça 4.0, conceito que vem da “indústria 4.0”, que significa automação, ou “deixar a tecnologia fazer a parte previsível e repetitiva do trabalho”. “Isso nos dá tempo para pensar e dedicar mais tempo para planejar melhor nossas atividades, realizar um trabalho mais inteligente e menos mecânico”, defendeu.
“Este nosso encontro não é um curso, não é uma palestra. Estou aqui para ser entrevistado, interrompido e nosso objetivo é capacitar participantes na competência de balanced scorecard (BSC), uma ferramenta para planejar para o futuro com base em tendências, para nos prepararmos para oportunidades que possam surgir”, acrescentou.
O Workshop Virtual sobre Gestão Estratégica que ocorrerá nos dias 29 e 30 de março e continua nos dias 05, 06, 07, 08 e 09 de abril e contribuirá para a revisão do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Amapá, 2021/2026.
- Macapá, 29 de março de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Aloísio Menescal
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 29 Março 2021 13:41