12 de março, Dia do Bibliotecário: profissional que orienta no saber e auxilia na busca pela informação e conhecimento
Se existe um ofício inspirador e potente, este é o do Bibliotecário. Afinal, é ele quem dá orientação necessária aos estudantes, profissionais de várias áreas, curiosos para ter acesso às memórias, acervos, periódicos, livros, poemas, crônicas, mídias, entre outros elementos de informação. Para marcar o Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, a Justiça do Amapá homenageia os profissionais que atuam na Biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá, em especial a servidora Simone Leite, que atua nessa profissão há 26 anos e está à frente da chefia de Seção de Biblioteca e Divulgação do TJAP. (ACESSE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A BIBLIOTECA DA JUSTIÇA AMAPAENSE)
Simone Leite é formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, ao longo dos anos, tem se dedicado na organização da Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira, gerenciando e compreendendo tarefas como a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, entre outras.
Para Simone a profissão de bibliotecário vai muito além de emprestar livros ou tirar pó das prateleiras. “Como profissional dessa área, nossa missão é transmitir todo o conhecimento guardado no universo da informação e ouvir a necessidade de quem tem sede de conhecimento, além de se disponibilizar para atendê-los”, afirma.
A servidora destaca ainda que passar horas reunindo as informações necessárias de cada livro, periódico ou material virtual para que o usuário consiga ter esse acesso de forma rápida e eficaz “é essencial para que o profissional possa compartilhar informação com o leitor desde sua infância até sua vida adulta”.
“Nesses 26 anos, atuando nessa área, já vivenciei muitas histórias de vários jovens que ao procurar a biblioteca do TJAP para estudar, foram aprovados em concurso público”, relembra.
Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira
A Justiça do Amapá, que possui biblioteca desde a sua fundação em 1991, possui cerca de 23 mil publicações. Mesmo com o acervo predominantemente de conteúdos jurídicos, é possível encontrar grandes obras da literatura brasileira, História do Amapá e conhecimentos gerais. A Biblioteca do TJAP contém ainda livros de autoria magistrados e servidores do próprio Tribunal, como obras dos desembargadores Gilberto Pinheiro e Carmo Antônio de Souza.
O espaço é muito procurado por concurseiros, acadêmicos de Direito e por estudantes em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Com a Pandemia da Covid-19, a biblioteca encontra-se fechada para preservar a vida tanto do servidor quanto do estudante que procura a biblioteca.
- Macapá, 12 de março de 2021
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Fernanda Picanço
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 12 Março 2021 08:20