Nova Cepa no Amapá: Comitê Estadual de Saúde do Judiciário reúne esforços para ajudar o estado a enfrentar o avanço da Covid-19

REUNIAOOLINECOMITECEPA_1.jpg

O Comitê Estadual de Saúde do Judiciário esteve reunido de forma remota na tarde de hoje (10), após a confirmação de infecção de paciente no Amapá com a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, ou "variante de Manaus". Durante a reunião ficou estabelecido o reforço da fiscalização com a contribuição de mais órgãos e entidades para atuarem no cumprimento dos decretos de restrição de circulação de pessoas no Estado. 

“Há uma necessidade da união de esforços de todos os órgãos e entidades neste momento sensível, que o Amapá vive com o aumento dos casos de óbitos, internações e atendimentos relacionados ao coronavírus”, disse o presidente do comitê de saúde, desembargador Carlos Tork.

O superintendente da Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, que também é coordenador da frente de enfrentamento à Covid-19, ressaltou que a velocidade da infecção tem sido muito grande e o impacto na rede hospitalar é visível. O gestor pediu ao Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS) que esteja “unido e fortalecido neste momento delicado, quando estamos isolados geograficamente, com hospitais lotados e enfrentando circulação da nova cepa do vírus”.

De acordo com dados apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS),  nos últimos 15 dias houve um aumento de 24% de novos casos confirmados de Covid,  com aumento também de mais de 36% nos óbitos no Amapá nas duas últimas, além do aumento de 45,09% no numero de atendimentos nas UBS’s.

De acordo com Malafaia, as medidas mais rigorosas de restrição de circulação de pessoas se deram em razão da não atenção da população à necessidade de distanciamento social. “Restaurantes e lanchonetes transformadas em bares, festas clandestinas e até igrejas realizando retiros espirituais onde pregam contra a vacina e o uso de máscaras tem sido denunciados”. 

O secretário de saúde do Estado, Ruan Mendes, destacou que o Amapá já apresenta superlotação de leitos clínicos, de UTI e até pediátricos. “Hoje pela manhã as unidades básicas de saúde apresentaram um aumento significativo no atendimento de pacientes. Leitos pediátricos do Hospital Universitário também tiveram crescimento nas internações. Já abrimos mais quatro leitos até hoje, e pretendemos concluir a abertura de mais 12 até o final de semana, totalizando 16 novos leitos no HU”, informou o secretário.

- Macapá, 10 de março de 2021 -
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD