O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Titular da Vara de Execuções Penais reúne com representantes da Câmara de Vereadores e Fecomércio para alinhar projetos de recuperação social

visitasjoaomatoscamarafecomercio_1.jpegO juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Matos Júnior, cumpriu agenda institucional nesta quinta-feira, (18), na Câmara de Vereadores de Macapá, com a vereadora Adrianna Ramos, que representou a Presidência do órgão na ocasião. O magistrado também esteve reunido com o presidente da Fecomércio, empresário Eliezir Viterbino.

visitasjoaomatoscamarafecomercio_3.jpegNo legislativo, a visita teve como objetivo tratar sobre um termo de cooperação entre a Câmara de Vereadores de Macapá  e o Conselho da Comunidade. “O Legislativo tem interesse em participar do projeto que busca a recuperação humana por meio de uma bolsa de incentivo social para pessoas egressas e pré-egressas do sistema carcerário”, disse o magistrado.  

O juiz João Matos Júnior evidenciou a possibilidade de implantação de uma bolsa de incentivo social. “A bolsa terá significativo impacto para que a pessoa tenha acesso ao trabalho, capacitação e retorne ao convívio social com um trabalho lícito, recuperando sua dignidade e sem a reincidência nas práticas delituosas”, complementou o juiz.

 Em relação à reunião com representantes da Fecomércio, o magistrado destacou a pauta debatida sobre a realização de cursos de capacitação para os egressos e pré-egressos.  “Para reinserir o cidadão e cidadã no mercado de trabalho é fundamental que ele esteja preparado, e para isso, entidades ligadas à Fecomércio poderão auxiliar nessa capacitação, elaborando um questionário para saber quais os profissionais necessários para ocupar os postos de trabalho e com base nestas informações serão montados cursos de capacitação”, concluiu.

 O Conselho da Comunidade foi criado por meio da Portaria nº004/2019-VEP com a missão de auxiliar o Judiciário nas execuções penais e na reintegração social das pessoas presas nos regimes aberto, semiaberto e egressos do sistema prisional. Formado por oito membros, o Conselho assume o papel de fiscalizar o cumprimento da pena, humanizar o processo carcerário, levantar demandas e propor ações para viabilizar a resolução de problemas detectados.

 - Macapá, 19  de fevereiro de 2021 –

  Assessoria de Comunicação Social

Texto: Mauricio Gasparini

 Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD