A Justiça não para: Departamento Administrativo do TJAP relata desafios de 2020 e empenho da equipe na sua superação

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Desde meados de março de 2020, quando os primeiros reflexos da pandemia foram efetivamente sentidos no estado do Amapá, o Departamento Administrativo (D.A.) do Tribunal de Justiça do Amapá teve sua demanda multiplicada. “De início a nossa maior demanda foi pela higienização de áreas internas e externas dos imóveis de responsabilidade do TJAP, com produtos contra o vírus da covid-19”, relata Suzivaldo Monteiro, diretor do D.A., acrescentando que “em Macapá e na maioria das outras comarcas conseguimos o apoio de equipes das respectivas prefeituras”.

Paralelamente o setor também investiu esforços na estruturação dos ambientes de trabalho com pias sanitárias, sabão, álcool em gel e líquido, dispensadores de álcool, máscaras, luvas, viseiras, medidores de temperatura, divisórias e marcadores de distanciamento social.

“Essa estruturação foi difícil em função da alta de preços e falta desses produtos por conta da pandemia – tanto no mercado local quanto externo – além dos ritos burocráticos legais exigidos para a aquisição de materiais por entidades públicas”, explicou Suzivaldo. “Mas tivemos o apoio significativo da administração na concessão de recursos de suprimento de fundos, em tempo recorde, para a aquisição direta de produtos de higienização e de proteção individual, até a conclusão de processos normais de aquisição desses itens”, destacou o diretor do Departamento Administrativo.

Mas os desafios de 2020 não se resumiram à pandemia. “No início de novembro o apagão que atingiu 13 dos 16 municípios do Amapá exigiu do D.A. que nossa equipe se desdobrasse para manter em funcionamento os grupos geradores da sede do TJAP e do Fórum de Macapá”, ressaltou Suzivaldo Costa.

Cada grupo gerador em atividade consome uma média de 60 (sessenta litros) de óleo diesel por hora, e todos os postos forneciam combustível ao TJAP interromperam o abastecimento por falta de energia no posto, falta de comunicação via internet e por só aceitar pagamento em dinheiro, não aceitando mais os cartões magnéticos.

“Para manter os grupos geradores em funcionamento tivemos que nos articular intensamente junto aos gerentes dos postos de combustíveis para garantir os fornecimentos de combustíveis”, explicou Suzivaldo. 

Desta forma, com sua dedicação exemplar, a equipe do Departamento Administrativo cumpriu seu papel garantindo a estrutura para que a Justiça do Amapá cumprisse sua missão institucional em um ano de tantas atribulações.

“Sei que a responsabilidade é muito grande e é preciso possuir ter uma equipe qualificada e sempre pronta para executar as diversas tarefas. Nós trabalhamos até mesmo nos finais de semana e feriados para solucionar o que for necessário”, finalizou Suzivaldo.

- Macapá, 20 de Janeiro de 2021 -

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