Juizado Especial Cível Sul supera metas 1 e 2 do CNJ para 2020
A 6ª Vara do Juizado Especial Cível Sul, que tem como titular o juiz Naif José Maués Naif Daibes, superou as metas de produtividade 1 e 2 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2020. Apesar da pandemia do novo coronavírus, que ocasionou a suspensão do atendimento presencial e o regime especial de trabalho (remoto) no Poder Judiciário, a unidade atingiu a marca de 102,84% na Meta 1 e 111,11% na Meta 2. “No Juizado Sul temos uma equipe coesa e focada. Esta é uma conquista de toda a Vara”, disse o magistrado.
De acordo com o juiz Naif Daibes, a 6ª Vara do Juizado Especial Cível Sul “tem cumprido com regularidade essas metas, que são as únicas direcionadas aos juizados”. O magistrado destacou que “apesar de ter sido um ano acidentado em razão da pandemia, quando passamos cerca de 30 dias sem conseguir movimentar muitos processos até que o modelo de trabalho remoto fosse ajustado, estou especialmente feliz pela conquista das metas”. Ressaltou também que neste modelo de trabalho “aquele tempo que tínhamos de dedicação exclusiva na unidade, passamos a partilhar com a família”.
A Meta 1 determina que as unidades judiciárias julguem uma quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no mesmo ano. A Meta 2 refere-se a julgar processos mais antigos, pelo menos 80% dos distribuídos até 2016 no 1º Grau e 80% dos distribuídos até 2017 no 2º Grau, bem como 90% dos distribuídos até 2017 nos juizados especiais e turmas recursais.
“Entendo que essas metas servem de parâmetro para medir a eficiência das unidades judiciárias, certificando aquelas que estão cumprindo a boa prestação jurisdicional. Esse resultado alimenta a credibilidade do Poder Judiciário junto à sociedade, com o impacto positivo da celeridade dos processos”, ressaltou o titular da unidade. Além da coesão da equipe, o magistrado evidenciou a “utilização de novas técnicas e tecnologias, que simplificam os procedimentos”.
O magistrado informou ainda que inscreveu a 6ª Vara do Juizado Especial Cível Sul no programa piloto Juízo 100% Digital, que está sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). “Se nós tivéssemos o Juízo 100% Digital implantado, mais fácil ainda seria atingir essas metas, além de quase erradicar asredesignações de audiências porque as pessoas poderiam participar de casa ou de qualquer lugar onde estivessem”, argumentou.
- Macapá, 11 de Dezembro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Márcia Corrêa
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 11 Dezembro 2020 12:50