TJAP integra campanha Novembro Azul e alerta para o câncer de próstata

TJAPNOVEMBROAZUL2020.jpg

Com a chegada do mês de novembro, o Portal do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebe o lacinho  na cor azul e  a sede da Justiça iluminada na mesma cor, chamando a atenção da sociedade para a necessidade da atuação preventiva ao câncer da próstata. A campanha Novembro Azul alerta para o fato de que esta é a doença mais frequente no sexo masculino, superada apenas para o câncer de pele não-melanoma. “O Tribunal de Justiça apoia e participa de todas as campanhas mundiais e nacionais que objetivam a saúde da população”, disse o desembargador-presidente do TJAP, João Lages.

A campanha Novembro Azul, além de alertar para o câncer de próstata, motiva os homens buscarem avaliação médica regularmente. “A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do sêmem. O Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos e os fatores de risco incluem idade, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso”, disse o enfermeiro Edinaldo Siqueira, chefe do Serviço Médico do TJAP.

O tumor deste tipo de câncer pode crescer lentamente e não causar sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

- Macapá, 03 de novembro de 2020 –

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Márcia Corrêa

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD