Tribunal de Justiça do Amapá é pioneiro na inauguração de Ecoponto para coleta seletiva de resíduos sólidos no Fórum de Macapá
O Ecoponto, para coleta seletiva de resíduos sólidos foi inaugurado nesta terça-feira (27) no Fórum de Macapá, como iniciativa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do projeto Reciclajud, em cooperação com a Prefeitura de Macapá (PMM), por meio da Secretaria de Zeladoria Urbana. “Esta ação mostra o compromisso do Poder Judiciário com a Agenda 2030 da ONU”, destacou o Desembargador-Presidente, João Lages, afirmando ainda que “precisamos mudar nossa cultura quanto à destinação de lixo, beneficiando assim o meio ambiente e a economia”. (VEJA A ÍNTEGRA DA CERIMÔNIA AQUI).
O Projeto Reciclajud visa possibilitar o desafogamento de aterros sanitários e a preservação do meio ambiente e recursos naturais por meio da criação de uma cadeia produtiva de reciclagem. O container receptor do Fórum de Macapá tem divisórias para resíduos de metal, plástico, eletrônicos e papelão. E, para que tudo chegue devidamente separado, a sede do Tribunal de Justiça e o Fórum de Macapá receberam coletores específicos para o descarte ecologicamente correto dos materiais que poderão ser reciclados.
O Diretor do Fórum de Macapá, juiz Ernesto Colares, disse que “esta é uma grande iniciativa, que deve servir de exemplo para toda a cidade”. Com objetivo de fomentar a cadeia produtiva de reciclagem e de preservação do meio ambiente, dando a destinação correta de vários materiais utilizados por magistrados, servidores e colaboradores, o ecoponto vem como um projeto piloto para a multiplicação da prática em outras instituições e órgãos públicos.
De acordo com o prefeito Clécio Vieira, “para a Prefeitura representa muito esta experiência porque já havíamos tentado implantar em outro espaço, sem sucesso, e este piloto vai proporcionar avaliarmos o que dá certo e o que precisa ser melhorado”. O gestor municipal disse ainda que “atualmente a separação do lixo é feita no aterro sanitário, onde uma parte dos resíduos, que tem valor comercial, é colocada em uma plataforma para que os catadores reaproveitem”. Com o Ecoponto, os resíduos são separados antes de serem recolhidos pelo caminhão coletor, que prensa todo tipo de lixo, misturando e tirando valor comercial.
Participaram da cerimônia também o desembargador Carmo Antônio de Souza (corregedor); o juiz Paulo Madeira (auxiliar da Presidência); as juízas Lívia Cardoso (auxiliar da Corregedoria Geral) e Laura Costeira (titular do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas); a procuradora geral do município, Taísa Mendonça; o secretário da Zeladoria Urbana Municipal, Carlos Alberto Oliveira, além de servidores da Justiça, assessores do município e convidados.
- Macapá, 27 de outubro de 2020 –
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Márcia Corrêa
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 27 Outubro 2020 13:05