Programa de Gestão por Competências do TJAP inicia novo ciclo de Avaliação no dia 03 de novembro
O Programa de Gestão por Competências do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) iniciará mais um ciclo das avaliações anuais no mês de novembro, a partir do dia 03. Segundo o servidor Alessandro dos Santos Domont, lotado no Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e integrante da equipe envolvida na atividade, esta fase, de avaliação de desempenho por competência, compreende três dimensões: técnica, comportamental e responsabilidade. O objetivo da iniciativa é estimular o aperfeiçoamento profissional contínuo e a excelência da prestação jurisdicional. (ACESSE VÍDEO EXPLICATIVO)
Alessandro explica que este é o segundo ciclo de avaliação, que tem periodicidade anual, e emprega o Sistema de Gestão por Competência (GCA), que funciona online por meio da página de Gestão Administrativa. “O cronograma inclui a avaliação, ao longo do mês de novembro, mas outras duas etapas devem ser realizadas entre os dias 11 de janeiro e 19 de fevereiro de 2021, que são o feedback e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)”, acrescentou.
“No feedback o gestor dá retornos ao avaliado sobre pontos positivos e pontos a melhorar com base no que foi captado na fase anterior”, explica Alessandro, enquanto “na elaboração do PDI o servidor vai produzir um plano para se aprimorar e planejar sua carreira, materializando em um documento seus objetivos profissionais e preenchendo os gaps de competência”, complementou.
Uma vez elaborado o plano, o servidor tem até o próximo ciclo para cumpri-lo e ser avaliado novamente, verificando se as medidas tomadas naquele período atingiram os objetivos pretendidos. “O acompanhamento dessa aplicação do PDI cabe a cada gestor, mas também a cada servidor, que pode usar aquilo para planejar seu desenvolvimento profissional de uma forma geral”, ressaltou o analista judiciário Alessandro dos Santos Domont.
A partir da avaliação e dos próprios PDIs, o Degesp também disponibilizará o relatório com os resultados para a Escola Judicial do Amapá (EJAP), que poderá produzir cursos e treinamentos específicos para atacar determinadas lacuna de competência mais recorrentes. “O próprio Degesp também pode criar programas, palestras e eventos de lideranças”, acrescentou.
De acordo com a Resolução nº 240 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, “competência” consiste no “conjunto de saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que devem ser mobilizados para atingir os resultados organizacionais”.
- Macapá, 23 de Outubro de 2020 -
Texto: Aloísio Menescal
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 23 Outubro 2020 07:35