O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Programa de Gestão por Competências do TJAP inicia novo ciclo de Avaliação no dia 03 de novembro

ALESSANDRODOMONTDEGESP1O Programa de Gestão por Competências do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) iniciará mais um ciclo das avaliações anuais no mês de novembro, a partir do dia 03. Segundo o servidor Alessandro dos Santos Domont, lotado no Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) e integrante da equipe envolvida na atividade, esta fase, de avaliação de desempenho por competência, compreende três dimensões: técnica, comportamental e responsabilidade. O objetivo da iniciativa é estimular o aperfeiçoamento profissional contínuo e a excelência da prestação jurisdicional. (ACESSE VÍDEO EXPLICATIVO)

Alessandro explica que este é o segundo ciclo de avaliação, que tem periodicidade anual, e emprega o Sistema de Gestão por Competência (GCA), que funciona online por meio da página de Gestão Administrativa. “O cronograma inclui a avaliação, ao longo do mês de novembro, mas outras duas etapas devem ser realizadas entre os dias 11 de janeiro e 19 de fevereiro de 2021, que são o feedback e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)”, acrescentou.

“No feedback o gestor dá retornos ao avaliado sobre pontos positivos e pontos a melhorar com base no que foi captado na fase anterior”, explica Alessandro, enquanto “na elaboração do PDI o servidor vai produzir um plano para se aprimorar e planejar sua carreira, materializando em um documento seus objetivos profissionais e preenchendo os gaps de competência”, complementou.

Uma vez elaborado o plano, o servidor tem até o próximo ciclo para cumpri-lo e ser avaliado novamente, verificando se as medidas tomadas naquele período atingiram os objetivos pretendidos. “O acompanhamento dessa aplicação do PDI cabe a cada gestor, mas também a cada servidor, que pode usar aquilo para planejar seu desenvolvimento profissional de uma forma geral”, ressaltou o analista judiciário Alessandro dos Santos Domont.

A partir da avaliação e dos próprios PDIs, o Degesp também disponibilizará o relatório com os resultados para a Escola Judicial do Amapá (EJAP), que poderá produzir cursos e treinamentos específicos para atacar determinadas lacuna de competência mais recorrentes. “O próprio Degesp também pode criar programas, palestras e eventos de lideranças”, acrescentou.

De acordo com a Resolução nº 240 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário, “competência” consiste no “conjunto de saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que devem ser mobilizados para atingir os resultados organizacionais”.

- Macapá, 23 de Outubro de 2020 -

Texto: Aloísio Menescal

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD