Magistrados e servidores do Fórum de Macapá aderem ao Outubro Rosa
A campanha “Outubro Rosa – Mês de Combate ao Câncer de Mama” e, mais recentemente, também do colo de útero, é um movimento popular espontâneo em escala mundial que no Brasil ganhou mais consistência em 2002, mas só virou Lei Federal em 2018. No Estado do Amapá a campanha é lembrada anualmente por diversas instituições, o que inclui o Tribunal de Justiça do Amapá, com ampla adesão de magistrados, servidores, colaboradores e parceiros da instituição. No Fórum de Macapá, magistrados e servidores demonstraram sua adesão à campanha adotando peças de roupa com a cor rosa, evidenciando seu apoio à campanha. (ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS)
As juízas Joenilda Lobato (titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões) e Laura Costeira (titular do Juizado de Infância e Juventude - Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas) e os juízes Ernesto Collares (diretor do Fórum de Macapá e titular da 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública), Matias Pires Neto (titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Macapá) e José Luciano de Assis (titular do Gabinete Recursal 03 e presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais da Comarca de Macapá), estavam em atividade presencial, e deixaram seu registro de adesão à campanha.
Segundo o juiz Luciano de Assis, a justiça desempenha um importante papel ao promover o Outubro Rosa e lembra que esta foi a primeira campanha com mês e cor temática, que inspirou outras iniciativas, como o Novembro Azul. “Acho isso muito interessante, pois esse trabalho midiático, a base de imagens, muitas vezes funciona melhor que um conselho direto e admiro e elogio a iniciativa do TJAP ao atuar como ator dessas políticas”, pondera.
“O Poder Judiciário, desta forma, empresta um pouco do seu prestígio institucional à iniciativa e aumenta a projeção e aceitação desta idéia de prevenir esse e outros problemas que afetam nossa sociedade”, concluiu.
Mônica Leonor da Costa Dias, auxiliar judiciária da Turma Recursal dos Juizados Especiais da Comarca de Macapá, defende a importância de o Poder Judiciário encampar o Outubro Rosa. “Essa campanha – que não é só local nem nacional, mas mundial – é muito importante para a prevenção do câncer de mama”, observou.
“Um diagnóstico precoce pode antecipar um tratamento e aumentar a possibilidade de cura que quem sofre com esta doença”, concluiu a servidora Mônica Leonor.
- Macapá, 19 de Outubro de 2020 -
Texto: Aloísio Menescal
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 19 Outubro 2020 12:51