Justiça conectada: Internet em Postos Avançados do Judiciário amapaense facilitam prestação jurisdicional
A Justiça do Amapá segue o caminho de avanços na área tecnológica. No primeiro trimestre de 2020, o Judiciário levou conexão por internet aos seus seis postos avançados. Fruto do trabalho da equipe do Departamento de Informática e Telecomunicações do TJAP. Quatros postos (Serra do Navio, Cutias do Araguari, Itaubal e Pracuúba) receberam conexão terrestre, por meio de fibra ótica e rádio. Já Bailique e Lourenço, devido às condições geográficas foram contemplados com conexão via satélite. A inovação permitiu até mesmo a realização de audiências por videoconferência nos postos. Cerca de dez profissionais do Departamento de Informática e Telecomunicações estiveram diretamente envolvidos no projeto que oportunizou a prestação jurisdicional em áreas mais distantes do estado.
Segundo o diretor da Divisão de Telemática, Jonas Gil, com a cobertura de internet nos postos avançados houve ainda um aumento de produtividade devido a rapidez com que os atos são feitos com a utilização da rede. "Anteriormente era comum que os servidores levassem os processos de forma física para os locais, e quando retornavam à sede precisavam digitalizá-lo para inserção no sistema, hoje, com a conectividade esse retrabalho foi superado, dando mais celeridade aos atos", destacou.
Desde a retomada gradual dos trabalhos presenciais, os postos avançados já receberam visitas da Comitiva da Corregedoria-Geral do TJAP e jornadas itinerantes. Um exemplo do impacto positivo da implementação do projeto, foi a jornada itinerante da Vara Única de Ferreira Gomes no município de Itaubal, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Durante os três dias foram realizadas 45 audiência, nas quais juiz, promotor de justiça, defensor público, advogados e partes participaram por videoconferência.
Outra importante mobilização realizada pela equipe da Deintel foi a parceria com o programa GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, conforme explica o analista de telecomunicações Cadu Calixto. "Vislumbramos a possibilidade de acessar o programa GESAC, que oferece internet gratuita para comunidades localizadas em vulnerabilidade social, áreas remotas, de fronteira ou de interesse estratégico; e graças a mobilização da Presidência do TJAP e Assessoria de Planejamento, conseguimos dar mais esta ferramenta aos servidores dos Postos Avançados de Bailique e Lourenço", finalizou.
- Macapá, 16 de outubro de 2020 –
Texto: Mauricio Gasparini
Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 16 Outubro 2020 11:20