O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Servidor do TJAP realiza palestra sobre inteligência artificial aplicada às redes sociais

Palestra inteligência artificial.jpeg

Profissional da Tecnologia da Informação há quase 32 anos e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o servidor do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) Luiz Hamilton Silva ministrou a palestra “Redes Sociais e a Inteligência Artificial” na noite de ontem (13), durante o Ciclo Remoto de Palestras 2020.2, organizado pela Faculdade de Macapá (FAMA). O objetivo da apresentação foi demonstrar aos usuários de redes sociais que há, em todos os aplicativos, uma vigilância de suas preferências, escolhas, comportamentos e estados emocionais. “Existe um mapeamento da pessoa como produto para o desenvolvimento e oferta de novos serviços”, observou Luiz.

O servidor explica que a Inteligência Artificial como método computacional tem que obedecer aos princípios instituídos pela Comissão Europeia e pelo Departamento de Defesa Norte Americano. “Ocorre que estes princípios são quebrados diariamente, pois os aplicativos de redes sociais invadem a privacidade de seus usuários e não explicam exatamente o que coletam de dados e como usam esses dados. Então, os algoritmos de inteligência artificial são utilizados para segregar os usuários aos seus ambientes de conforto, indicando serviços, produtos, pessoas e eventos que têm somente relação de harmonia com o perfil mapeado do usuário”, observou Luiz.

Luiz esclarece ainda que todas as ações dentro e fora das redes sociais são monitoradas, com o objetivo de buscar padrões de comportamento, para entregar conteúdo específico para o usuário. “O que é mais preocupante é que todos esses dados são utilizados para determinar novos padrões de comportamento do usuário, moldando o seu novo padrão”, alerta o servidor.

- Macapá, 14 de Outubro de 2020 -

Texto: Eloisa Silva

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD