O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Dia do Professor: “os mestres da educação são pilares da construção de uma sociedade evoluída”, diz Desembargador-Presidente João Lages

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (1).jpg

É Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro há quase 200 anos. Em 1827 o imperador D. Pedro I instituiu um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil, com as escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. A Justiça do Amapá homenageia esses artífices do saber por meio de magistrados e servidores que dedicam parte de suas vidas ao magistério.

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (4).jpg“O Decreto de D. Pedro I tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados. Então, vem de longe essa bonita história de profissionais que são pilares da construção de uma sociedade evoluída, instruída e capaz de ser protagonista consciente de seu próprio destino”, disse o Desembargador-Presidente saudando a todos os professores nesta data. “Sou professor de alma, e essa envergadura tem me auxiliado decisivamente na magistratura”, concluiu.

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (6).jpegPara o Juiz Diego Moura, professor na Universidade Federal do Amapá, "ser professor não se resume a ensinar, pois apenas podemos transmitir o conteúdo de forma eficiente quando conseguimos ouvir adequadamente os alunos e atender aos seus respectivos anseios”, declarou o magistrado. “Neste sentido, quando se é magistrado-professor ou professor-magistrado, a depender do ponto de vista, há um ganho significativo, porque a docência leva à magistratura o dever de estar constantemente atualizado bem como melhorar a técnica redacional das mais diversas decisões", concluiu.

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (2).jpgMaria Emília Oliveira Chaves é Analista Judiciária - Assessora Jurídica da 3ª Vara de Laranjal do Jari e professora da graduação em Direito da UNIFAP há 15 anos. “Eu já era professora antes de passar no concurso do TJAP, e penso que as duas profissões se complementam. Ser professora faz parte da minha identidade, é uma boa parte de quem eu sou. Sempre fui fascinada pelo processo de ensino-aprendizagem, uma troca maravilhosa de conhecimento e vivências. Ser professora me faz sentir parte de alguma coisa muito importante, um plano maior”, disse. Aos colegas de profissão deseja “cada vez mais amor pelo conhecimento, dedicação e paciência para continuar sendo fonte de inspiração e esperança, luz e sabedoria, força e bondade”.

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (5).jpegElcione Maria da Silva Gomes é Analista Judiciária – Contadora do Fórum de Laranjal do Jari e Professora da rede pública estadual de ensino há 24 anos. Trabalha com a disciplina Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e diz que escolheu ser professora “por natureza, porque minha mãe era professora e eu segui os passos dela”. Para ela “o encanto de ser professora é ver aquele aluno que passou por nossas mãos se realizando pessoalmente e profissionalmente, e sendo feliz, porque ser professor é como ser pai e mãe”. Mas, por outro lado, Elcione também aponta os desencantos da profissão como a “desvalorização do professor e a falta de condições de trabalho”.

tjaphomenagemdiaprofessor2020 (3).jpgLuiz Hamilton Roberto da Silva, Analista Judiciário - Administrador de Redes de Computadores, lotado no DEINTEL/TJAP, é professor desde 1996, quando chegou ao Amapá, vindo de Santarém no Pará. Ministrou aulas no Ensino Profissionalizante, Fundamental e Médio e desde 2012 atua como professor universitário. “Hoje, a motivação que impulsiona minha atuação é dar condições aos acadêmicos de transformarem sua própria realidade e a de suas famílias pelo conhecimento e pelo estudo”, disse.  Para Hamilton, “a maior realização é encontrar ex-alunos, que fazem questão de reconhecer e registrar que me tiveram como seu professor; a maior frustração é não conseguir contribuir para o avanço da vida pessoal de um aluno”.

 

- Macapá, 15 de Outubro de 2020 –

Texto: Márcia Corrêa

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD