Psicólogas do TJAP alertam para os cuidados com a saúde mental

PREPARA - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL.jpg

O Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado, amanhã 10 de Outubro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde Mental, em 1992, com o intuito de alertar toda a população mundial sobre os cuidados com a mente. Uma das vertentes mais negligenciadas da área da saúde, seja pelo estigma ou pela falta de políticas públicas, o cuidado com a saúde mental nunca foi tão necessário como no momento em que vivemos. As psicólogas e servidoras do Tribunal de Justiça do Amapá, Arlena Brandão e Cláudia Moura, explicam sobre a expansão do conceito de saúde, que antes era visto como a ausência de doenças, e hoje é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o estado de completo bem estar físico, mental e social.

Arlena Brandão, lotada no Departamento de Gestão de Pessoas, alerta para alguns cuidados com a saúde mental no dia a dia para a manutenção do equilíbrio emocional. “É fundamental estabelecer uma rotina em relação ao lazer, trabalho e família; praticar atividades físicas, que liberam os hormônios que proporcionam o bem-estar; manter uma alimentação balanceada; cuidar da qualidade do sono, para repor tanto energias físicas como mentais. Outro ponto importante é ocupar a mente com algo que faça bem”, orienta a psicóloga.  

Cláudia Moura, lotada na 2ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, ressalta também a importância das práticas integrativas e complementares. "Buscar cuidar da sua saúde mental por meio de terapia e atividades como meditação, acupuntura e relaxamento. Isso vai fazer com que você lide com as demandas do dia a dia, sem adoecer”, observa Cláudia.

A servidora Arlena salienta a importância na busca de apoio caso a pessoa esteja passando por alguma adversidade “Se a pessoa perceber alguma disfuncionalidade nos seus pensamentos e sentimentos, ela precisa buscar um apoio especializado. No Tribunal, temos a equipe “Qualidade de Vida”, na qual sou a psicóloga responsável pelo projeto “Conectividade-Perceba-se”, que trabalha com a assistência emocional para todos os servidores.” orienta a psicóloga.

- Macapá, 09 de Outubro de 2020 -

Texto: Eloisa Silva

Assessoria de Comunicação Social

Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD