Tribunal de Justiça do Amapá inicia processo de atualização do Parque Computacional
O Departamento de Informática e Telecomunicações- DEINTEL, começou a atualização do Sistema Operacional-S.O, dos microcomputadores do Poder Judiciário. O objetivo é garantir a atualização, segurança e estabilidade dos serviços de informática utilizados pelos serventuários da Justiça na prestação de serviços aos jurisdicionados.
O Parque Computacional do TJAP conta com aproximadamente 1.600 computadores utilizados por usuários finais, para a prestação jurisdicional, distribuídos em todas as Comarcas do Estado. Por conta disso, a atualização que é de grande relevância, se faz necessária para a segurança de informações armazenadas nos computadores que trafegam na rede. "Há quase um ano iniciamos os testes para utilização de novo sistema operacional Windows 7, em substituição ao atual sistema Windows XP, utilizado na Justiça Estadual, que será descontinuado, ou seja, não será mais ofertado suporte e atualizações de segurança pela empresa”, ressaltou o Diretor da Divisão de Microinformática do 1º Grau, Adelson Armando Marques Anderson.
Em uma primeira fase, exaustivos testes foram realizados pelo DEINTEL, para que os sistemas internos do TJAP fossem integralmente compatíveis com o novo S.O. Na segunda fase, foram escolhidas três unidades Judiciais para testes: 5ª Vara Cível, 1º Juizado Especial Cível Virtual e 3º Juizado Especial Cível Virtual e duas Unidades Administrativas: sendo elas, os Departamentos de Gestão de Pessoas e de Orçamento e Finanças.
A terceira fase, considerada uma das mais importantes, por ser a fase de prototipação de Unidade Judiciária, em parceria com o Juizado Especial de Fazenda Pública, foi realizado o processo de migração para o novo Sistema Operacional de todos os microcomputadores, para que os serventuários realizassem testes em massa e, avaliassem o desempenho deste sistema. “Estou muito feliz em poder contribuir para essa transição tecnológica, que sem dúvida vai dar mais celeridade e segurança, não só para os serventuários do Poder Judiciário, como também, para aqueles que quiserem fazer consultas processuais de seu interesse, destacou o Juiz Titular do Juizado Especial de Fazenda Pública, Luciano Assis.
Com o objetivo atingido, o processo de migração do Sistema Operacional será implementado em todo o Tribunal de Justiça do Amapá, onde estima-se que em um prazo máximo de um ano, será concluído, tornando o sistema de informação do usuário final, mais seguro e estável.
-Macapá, 16 de agosto de 2013-
Texto Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 16 Agosto 2013 03:47