O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Unidade Judicial de Oiapoque realiza audiência por videoconferência com participação de testemunha residente e localizada em Caiena

oiapoquevideocaiena (1)_reduzida.jpgA 2ª Vara de Competência Geral da Comarca de Oiapoque, que tem como titular a juíza Fabiana da Silva Oliveira, conseguiu, nesta quinta-feira (01), escutar uma testemunha que estava em Caiena (Guiana Francesa) por meio de videoconferência. O processo, de nº 0000279-03.2020.8.03.0009, trata de um crime de ameaça, no qual a ré ameaçou por telefone que iria cortar o rosto da vítima, tendo mais à frente confessado parcialmente os fatos constantes na denúncia. O crime de ameaça é descrito no Artigo 147 do Código Penal Brasileiro como “ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave”. A pena pela violação é de detenção, pelo prazo de um a seis meses, ou multa.

oiapoquevideocaiena (2).jpgSegundo a juíza Fabiana Oliveira, a audiência original foi realizada na semana anterior, mas uma testemunha importante faltou ao ato. “Soubemos, por meio de outra testemunha, que a que se ausentou estava residindo em Caiena (Guiana Francesa) e, como o Ministério Público do Amapá (MP-AP) fez questão desta oitiva, conseguimos o telefone desta pessoa, fizemos todas as diligências para intimá-la via telefone e preparar para participar da audiência pelo aplicativo Zoom para finalizar a instrução processual”, relatou a magistrada.

“É um método que diminui muito o tempo processual, pois sem ele teríamos que expedir uma carta rogatória que depende de vários outros fatores para ser cumprida e poderia demorar até dois anos para ser cumprida em outro país”, explicou a titular da 2ª Vara de Competência Geral de Oiapoque, acrescentando que “isso sem falar no custo que este trâmite mais lento acarretaria para o Poder Judiciário”.

“O emprego da tecnologia com certeza foi muito importante para reduzir esse tempo processual e completar essa prestação jurisdicional de forma mais efetiva”, concluiu a magistrada.


- Macapá, 06 de outubro de 2020 -

Texto: Aloísio Menescal

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD