O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Live com psicólogas do TJAP sobre “Depressão e Suicídio na Pauta do Dia” encerrou programação do Judiciário na campanha Setembro Amarelo

live_setembro_amarelo.jpgFechando a programação da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), realizou a “Live Depressão e Suicídio na Pauta do Dia”, nesta quarta-feira (30), organizada pela Assessoria de Comunicação do TJAP. As psicólogas e servidoras da Justiça, Arlena Brandão (Departamento de Gestão de Pessoas), Marciene Lobato (Vara da Infância e Juventude de Santana) e Rozana Trajano (Central Psicossocial da Comarca de Macapá) contribuíram com muitas informações e sugestões de prevenção e controle em saúde mental. (VEJA A ÍNTEGRA AQUI).

Transmitida pelas plataformas Facebook e YouTube, a Live tratou de causas da depressão, sua relação com o suicídio, transtornos mentais e hereditariedade, prevenção e tratamentos. “A maioria das pessoas que desenvolve esses transtornos, mostra sinais e quer socorro. É importante que a família, os amigos, colegas de trabalho tenham sensibilidade para perceber esses sinais e a ajudem a buscar a rede de apoio”, disse Arlena Brandão.

Estudos realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp) revelam que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar fim a própria vida, e desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. “No Brasil ainda existe muito preconceito quanto à saúde mental. Desta forma, as pessoas se fecham em sua dor e demoram a procurar a ajuda. O suicídio está relacionado a diversas formas de transtornos mentais, alem da depressão”, esclareceu Marciene Lobato.

A cada 45 minutos um brasileiro morre por suicídio, se mostrando um caso de saúde pública. Porém, 90% dos suicídios podem ser prevenidos, mostra o estudo. Rozana Trajano ressaltou que “o poder público deve colocar a questão na ordem dia, transformá-la em prioridade, e sugeriu que a população cobre dos candidatos a prefeito e a vereador, neste pleito, que apresentem propostas para a saúde mental na rede pública”.

- Macapá, 30 de setembro de 2020 – 

Texto: Márcia Corrêa

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD