O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Médica do NAT-JUS diz que a pandemia não acabou e que é preciso manter medidas de prevenção

medicaorientacovidcuidados (1).JPGPediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a médica Maribel Santos, que integra o Núcleo de Apoio Técnico em Saúde da Justiça do Amapá (NAT-JUS) e o Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS), disse que “os cuidados de prevenção à COVID-19 devem ter a mesma intensidade do começo da pandemia do novo Coronavírus”. Os esclarecimentos da profissional de saúde vêm fortalecer a necessidade da continuidade das medidas preventivas como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. A médica Maribel Santos esclareceu que “o novo Coronavírus ainda está presente e que não há nenhum estudo conclusivo no mundo que assegure, por exemplo, a não reinfecção em pessoas que já tiveram a doença”.

“No Amapá a pandemia está epidemiologicamente em controle de novos casos elevados, mas os registros continuam acontecendo, porém em número que se manifesta sob controle. No entanto, é preocupante a falsa sensação de segurança que esses números despertam”, alertou a médica. De acordo com a Dra. Maribel, o que vai assegurar a não decretação de um novo isolamento social rigoroso é o cumprimento das orientações de prevenção.

Em relação às pessoas que resistem ao uso de máscaras e aos demais cuidados, Maribel Santos enfatizou que “é natural haver divergências,  mas essas pessoas precisam compreender que o seu direito termina quando começa o do outro. E acrescentou: “Em situações de desastres biológicos como o que aconteceu agora, se a pessoa discorda das medidas sanitárias ela tem que ter o mínimo de respeito com o outro, porque da porta de casa para fora sua conduta passa a ser de interesse coletivo”.

 

- Macapá, 28 de setembro de 2020 -

Texto: Márcia Corrêa

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD