O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Fonte de pesquisa: Servidores escrevem livro sobre a história dos 30 anos da Justiça do Amapá que serão comemorados em 2021

michelemarcelofalamsobrelivro (1).JPGEm 2021, a Justiça completará 30 anos de funcionamento no estado. Para celebrar a data, o historiador Marcelo Jaques e o museólogo Michel Ferraz, servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), estão produzindo um livro comemorativo, fruto de pesquisa sobre a trajetória do Judiciário durante as últimas três décadas no Estado. Marcelo Jaques, historiador, e Michel Ferraz, museólogo, trabalharam durante um ano e meio com pesquisas e reuniram material para o livro que tem lançamento previsto para 25 de janeiro de 2021.

michelemarcelofalamsobrelivro (2).JPGPara o historiador Marcelo Jaques, a produção do livro foi algo totalmente novo que exigiu uma pesquisa trabalhosa por não ser um tema recorrente na historiografia brasileira e amapaense. “É um tema muito especifico, que acaba ficando internamente ao Judiciário, apesar de ser de interesse da sociedade como um todo. Tivemos certa dificuldade de encontrar publicações específicas sobre o passado mais distante, que auxiliam na compreensão da própria história da Justiça”, comentou.

O livro produzido será o primeiro sobre a Justiça amapaense neste formato. “Nós temos um livro que trata sobre a história da Justiça, mas é um registro mais cronológico, mas sem dúvida é uma fonte de pesquisa. A partir desse livro, que foi uma das nossas bases, nós passamos a ter uma familiaridade com a história da Justiça amapaense e um norte de fontes adicionais”, pontuou o servidor

michelemarcelofalamsobrelivro (3).JPGO museólogo Michel Ferraz falou da importância da pesquisa ser contínua e multidisciplinar. “Essa pesquisa pontual do livro tende a se estender, e é possível que a gente consiga fazer outras atualizações desse material”, disse. Com expectativa de que a obra possa ir além de uma edição, disse “que é importante comunicar esse conteúdo e sempre atualizá-lo, estamos torcendo para que o livro chegue a vários lugares para que as pessoas tomem conhecimento da história, quantos desafios foram encontrados ao longo desse tempo, quantas conquistas em 30 anos de muito êxito”.

Os pesquisadores agradeceram a confiança depositada pelo Tribunal de Justiça do Amapá e querem fazer valer a responsabilidade recebida, produzindo um livro de qualidade.

- Macapá, 25 de setembro de 2020 -

Assessoria de Comunicação Social
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD